Comunicação Digital e a Preocupação com a Comunidade: Um Estudo de Caso em uma Cooperativa de Crédito de Araguaína

Autores

  • Rumeninng Abrantes Santos Universidade Federal do Tocantins
  • Adriano Dias de Carvalho Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo
  • Teresa Dias de Toledo Pitombo Universidade Metodista de Piracicaba
  • Rosana Borges Zaccaria Universidade Metodista de Piracicaba

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v13i5.2753

Palavras-chave:

Comunicação Digital, Marketing, Cooperativa,

Resumo

Este artigo busca abordar os atributos da Comunicação Digital utilizados por uma cooperativa de Crédito para atender ao sétimo princípio cooperativista, da Preocupação com a Comunidade. O mesmo ocorreu em uma cooperativa de crédito no município de Araguaína, Tocantins, com o objetivo de identificar as ações de comunicação digital desenvolvidas pela cooperativa. O artigo inicia-se com uma revisão literária sobre o surgimento do cooperativismo, depois a conceituação do cooperativismo de crédito e a sua história no Brasil, em seguida os princípios cooperativistas e sua evolução, conceituações sobre a preocupação com a comunidade, a comunicação digital, o marketing social e a apresentação e análise dos resultados. A metodologia adotada foi embasada no estudo de caso, que segundo Yin (2001) o mesmo é importante por se tratar da realidade pesquisada. A pesquisa demonstrou que a atuação da cooperativa é voltada inteiramente para os cooperados e não tem muito foco relacionado às ações sociais, mas a mesma promove ações para atrair os cooperados e promover o desenvolvimento da comunidade por meio de mídias digitais. Outro resultado importante da pesquisa foi o de que o princípio abordado é um dos objetivos da cooperativa que visa atender os interesses, promover o bem-estar dos cooperados e de toda a comunidade em que a cooperativa está inserida.

Biografia do Autor

Rumeninng Abrantes Santos, Universidade Federal do Tocantins

Professor Assistente da Universidade Federal do Tocantins, com Graduação em Administração, Mestrado em Administração, Atuando principalmente com o tema de Marketing e Marketing para Cooperativas.

Adriano Dias de Carvalho, Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo

Doutorando em Administração. Mestre em Administração de Empresas e Gestão Estratégica Organizacional. Especialista em Auditoria e Contabilidade Financeira Graduado em Ciências Contábeis. Professor e Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial (Processos Gerenciais) na Fatec Mococa

Teresa Dias de Toledo Pitombo, Universidade Metodista de Piracicaba

mestre em administração e professora do Programa de Mestrado Profissional em Administração  PPGA – UNIMEP

Rosana Borges Zaccaria, Universidade Metodista de Piracicaba

Possui graduação em Publicidade E Propaganda pela Universidade Metodista de Piracicaba (1989), mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1995) e doutorado em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (2004). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Publicidade e Propaganda, atuando principalmente nos seguintes temas: publicidade e propaganda, projeto experimental, propaganda, comunicação organizacional e comunicação empresarial. Ministra aulas nos cursos de especialização Lato Sensu: MBC - Comunicação Empresarial; Marketing e Gestão de Negócios. Atualmente coordena o MBC - Comunicação Empresarial da Unimep. Membro do grupo de Pesquisa Comunicação na era digital: cultura, cultura, estética e linguagem. É consultora em projetos de comunicação. Avaliadora de cursos superiores pelo MInistério da Educação/ Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

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Publicado

06.11.2014

Como Citar

Santos, R. A., Carvalho, A. D. de, Pitombo, T. D. de T., & Zaccaria, R. B. (2014). Comunicação Digital e a Preocupação com a Comunidade: Um Estudo de Caso em uma Cooperativa de Crédito de Araguaína. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 13(5), 94–108. https://doi.org/10.5585/remark.v13i5.2753

Edição

Seção

Artigos