Comunicação Digital e a Preocupação com a Comunidade: Um Estudo de Caso em uma Cooperativa de Crédito de Araguaína
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v13i5.2753Palavras-chave:
Comunicação Digital, Marketing, Cooperativa,Resumo
Este artigo busca abordar os atributos da Comunicação Digital utilizados por uma cooperativa de Crédito para atender ao sétimo princípio cooperativista, da Preocupação com a Comunidade. O mesmo ocorreu em uma cooperativa de crédito no município de Araguaína, Tocantins, com o objetivo de identificar as ações de comunicação digital desenvolvidas pela cooperativa. O artigo inicia-se com uma revisão literária sobre o surgimento do cooperativismo, depois a conceituação do cooperativismo de crédito e a sua história no Brasil, em seguida os princípios cooperativistas e sua evolução, conceituações sobre a preocupação com a comunidade, a comunicação digital, o marketing social e a apresentação e análise dos resultados. A metodologia adotada foi embasada no estudo de caso, que segundo Yin (2001) o mesmo é importante por se tratar da realidade pesquisada. A pesquisa demonstrou que a atuação da cooperativa é voltada inteiramente para os cooperados e não tem muito foco relacionado às ações sociais, mas a mesma promove ações para atrair os cooperados e promover o desenvolvimento da comunidade por meio de mídias digitais. Outro resultado importante da pesquisa foi o de que o princípio abordado é um dos objetivos da cooperativa que visa atender os interesses, promover o bem-estar dos cooperados e de toda a comunidade em que a cooperativa está inserida.Downloads
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