Comunicação Digital e a Preocupação com a Comunidade: Um Estudo de Caso em uma Cooperativa de Crédito de Araguaína

Autores

  • Rumeninng Abrantes Santos Universidade Federal do Tocantins
  • Adriano Dias de Carvalho Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo
  • Teresa Dias de Toledo Pitombo Universidade Metodista de Piracicaba
  • Rosana Borges Zaccaria Universidade Metodista de Piracicaba

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v13i5.2753

Palavras-chave:

Comunicação Digital, Marketing, Cooperativa,

Resumo

Este artigo busca abordar os atributos da Comunicação Digital utilizados por uma cooperativa de Crédito para atender ao sétimo princípio cooperativista, da Preocupação com a Comunidade. O mesmo ocorreu em uma cooperativa de crédito no município de Araguaína, Tocantins, com o objetivo de identificar as ações de comunicação digital desenvolvidas pela cooperativa. O artigo inicia-se com uma revisão literária sobre o surgimento do cooperativismo, depois a conceituação do cooperativismo de crédito e a sua história no Brasil, em seguida os princípios cooperativistas e sua evolução, conceituações sobre a preocupação com a comunidade, a comunicação digital, o marketing social e a apresentação e análise dos resultados. A metodologia adotada foi embasada no estudo de caso, que segundo Yin (2001) o mesmo é importante por se tratar da realidade pesquisada. A pesquisa demonstrou que a atuação da cooperativa é voltada inteiramente para os cooperados e não tem muito foco relacionado às ações sociais, mas a mesma promove ações para atrair os cooperados e promover o desenvolvimento da comunidade por meio de mídias digitais. Outro resultado importante da pesquisa foi o de que o princípio abordado é um dos objetivos da cooperativa que visa atender os interesses, promover o bem-estar dos cooperados e de toda a comunidade em que a cooperativa está inserida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rumeninng Abrantes Santos, Universidade Federal do Tocantins

Professor Assistente da Universidade Federal do Tocantins, com Graduação em Administração, Mestrado em Administração, Atuando principalmente com o tema de Marketing e Marketing para Cooperativas.

Adriano Dias de Carvalho, Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo

Doutorando em Administração. Mestre em Administração de Empresas e Gestão Estratégica Organizacional. Especialista em Auditoria e Contabilidade Financeira Graduado em Ciências Contábeis. Professor e Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial (Processos Gerenciais) na Fatec Mococa

Teresa Dias de Toledo Pitombo, Universidade Metodista de Piracicaba

mestre em administração e professora do Programa de Mestrado Profissional em Administração  PPGA – UNIMEP

Rosana Borges Zaccaria, Universidade Metodista de Piracicaba

Possui graduação em Publicidade E Propaganda pela Universidade Metodista de Piracicaba (1989), mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1995) e doutorado em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (2004). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Publicidade e Propaganda, atuando principalmente nos seguintes temas: publicidade e propaganda, projeto experimental, propaganda, comunicação organizacional e comunicação empresarial. Ministra aulas nos cursos de especialização Lato Sensu: MBC - Comunicação Empresarial; Marketing e Gestão de Negócios. Atualmente coordena o MBC - Comunicação Empresarial da Unimep. Membro do grupo de Pesquisa Comunicação na era digital: cultura, cultura, estética e linguagem. É consultora em projetos de comunicação. Avaliadora de cursos superiores pelo MInistério da Educação/ Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Downloads

Publicado

06.11.2014

Como Citar

Santos, R. A., Carvalho, A. D. de, Pitombo, T. D. de T., & Zaccaria, R. B. (2014). Comunicação Digital e a Preocupação com a Comunidade: Um Estudo de Caso em uma Cooperativa de Crédito de Araguaína. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 13(5), 94–108. https://doi.org/10.5585/remark.v13i5.2753

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)