Métricas, Mídias e Anunciantes: Discutindo a Relação

Autores

  • Marco Aurelio de Souza Rodrigues COPPEAD / UFRJ
  • Paula Castro Pires de Souza Chimenti COPPEAD / UFRJ
  • Antonio Roberto Ramos Nogueira COPPEAD / UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v13i5.2599

Palavras-chave:

Mídia, Métricas, Anunciantes, Estratégia, Inovações.

Resumo

O estudo procura compreender como anunciantes brasileiros vêm se adaptando às novas mídias e suas métricas de atenção. Foram realizadas entrevistas em profundidade com anunciantes em 2009 e 2011. Em 2009, novas mídias e suas métricas eram percebidas como inovações que aumentariam a eficiência das campanhas. Em 2011 esta percepção se mostrou prejudicada: a profusão de métricas das novas mídias, antes percebida como um diferencial, passa a comprometer sua facilidade de uso e sua adoção. Dentre seus achados, e estudo aponta para uma oportunidade para grupos de comunicação se deslocarem da orientação ao produto para uma orientação ao cliente, desenvolvendo métricas simples e integradas para anunciantes.

Biografia do Autor

Marco Aurelio de Souza Rodrigues, COPPEAD / UFRJ

Mestre e doutorando em administração de empresas pelo Instituto COPPEAD de Administração da Universidade federal do Rio de Janeiro, com ênfase em Organizações, Estratégia e Sistemas de Informação. Participou do programa de intercâmbio COPPEAD com um curso de extensão na Wharton School of the University of Pennsylvania. Possui MBA em Marketing pela EPGE/FGV-RJ. É formado em comunicação social pela UFRJ e possui mais de 12 anos de experiência profissional em empresas de marketing e publicidade. É pesquisador da Cátedra Globo de Estratégia e Mídias Digitais do Centro de Pesquisa em Estratégia e Inovação do COPPEAD, com trabalhos publicados em periódicos e congressos.

Paula Castro Pires de Souza Chimenti, COPPEAD / UFRJ

Paula Chimenti é professora da Área de Estratégia, Organizações e Sistemas de Informação do Instituto Coppead de Administração, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora em Administração pelo Instituto Coppead, possui Mestrado em Administração e Especialização em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, pela qual se graduou em Comunicação Social. Possui mais de 10 anos de experiência profissional em empresas de diferentes setores, nas quais teve oportunidade de atuar nas áreas de marketing e comunicação. Como docente, lecionou em cursos de graduação e pós-graduação na PUC-Rio, Ibmec e UFRJ. É coordenadora do curso Coppead Marketing.

Antonio Roberto Ramos Nogueira, COPPEAD / UFRJ

Roberto Nogueira é professor da Área de Estratégia, Organizações e Sistemas de Informação do Instituto Coppead de Administração, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na qual leciona desde 1983. É Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo, Mestre em Administração pelo Coppead e Graduado em Economia e Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Lecionou o tema de Reconfiguração de Indústrias Induzida pelas Tecnologias da Informação e Comunicação no programa Building Ventures in Latin America da Harvard Business School. É responsável pela disciplina IT and Global Competition no Global Partners MBA da Georgia State University, Sorbonne e Coppead. É professor visitante da University of San Diego e da Audencia Nantes École de Management. Publicou três livros e vários artigos no Brasil e exterior.

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Publicado

06.11.2014

Como Citar

Rodrigues, M. A. de S., Chimenti, P. C. P. de S., & Nogueira, A. R. R. (2014). Métricas, Mídias e Anunciantes: Discutindo a Relação. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 13(5), 78–93. https://doi.org/10.5585/remark.v13i5.2599

Edição

Seção

Artigos