Imagem Corporativa de Instituições Bancárias: Uma Proposta de Escala para sua Mensuração

Autores

  • Helio Roberto Hekis Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Claudio Ruy Portela de Vasconcelos Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Raissa Dalia Paulino Universidade Federal da Paraiba - UFPB
  • Silvana Dias Martins Universidade Federal da Paraiba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v13i5.2517

Palavras-chave:

Análise fatorial exploratória, imagem corporativa, imagem organizacional, estratégia.

Resumo

A imagem funciona como elemento de mediação simbólica entre a organização e suas audiências, tendo sua influência reconhecida como fator de avaliação global, notadamente quando a distinção baseada em atributos concretos de diferentes ofertas se torna particularmente difícil de ser elaborada por essas audiências. Neste sentido, este estudo objetivou a elaboração de uma escala para medir a imagem corporativa de uma agência do Banco do Brasil S.A. A pesquisa se caracteriza como quanti-qualitativa. Para alcance dos objetivos estipulados foram definidos os seguintes procedimentos metodológicos: (i) análise da validade de conteúdo para checar se as variáveis utilizadas no modelo são de fato indicadores confiáveis para medir a imagem bancária; (ii) análise exploratória de dados, por meio de estatística descritiva e análise fatorial exploratória, para identificar as variáveis latentes do modelo; (iii) análise da fiabilidade da escala (Alfa de Cronbach). Como resutados, foi possível perceber o relevante impacto que a dimensão “segurança”, formada pelas variáveis (a) segurança nos depósitos, (b) segurança aos dados pessoais dos clientes, (c) segurança nas transações, (d) reputação e (e) reputação melhor do que a concorrência, causa na determinação da imagem bancária da Agência Esperança, do Banco do Brasil S.A. Como conclusões, verificou-se que a escala de imagem corporativa bancária é revelada a partir de um conjunto de associações: 20 (vinte) variáveis agrupadas em cinco dimensões (segurança, contato pessoal, serviços oferecidos, identidade e política de financiamento).

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Biografia do Autor

Helio Roberto Hekis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Pesquidador de Desenvolvimento Tecnológico Industrial do CNPq - Nível - A; Professor do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da UFRN Membro do Grupo de Pesquisa: Inovação, Empreenderismos e Estratégia de Gestão

Claudio Ruy Portela de Vasconcelos, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Professor assistente II do Departamento de Engenharia de Produção de Universidade Federal da Paraíba. Pesquisador nas áreas de Administração Geral, Engenharia de Produção e Administração Mercadológica

Raissa Dalia Paulino, Universidade Federal da Paraiba - UFPB

Professora Assistente IV da Universidade Federal da Paraíba e colaboradora da INCEPS, integrando dois grupos de pesquisa da UFPB: GETEC e Produção, Estratégia, Tecnologia e Trabalho (PETT)

Silvana Dias Martins, Universidade Federal da Paraiba - UFPB

Graduada em Administração - Administração de Cooperativas pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas e Marketing

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Publicado

06.11.2014

Como Citar

Hekis, H. R., de Vasconcelos, C. R. P., Paulino, R. D., & Martins, S. D. (2014). Imagem Corporativa de Instituições Bancárias: Uma Proposta de Escala para sua Mensuração. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 13(5), 19–35. https://doi.org/10.5585/remark.v13i5.2517

Edição

Seção

Artigos