Estímulos Sensoriais e seus Significados para o Consumidor: Investigando uma Atmosfera de Serviço Centrado na Experiência
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v13i5.2494Palavras-chave:
atmosfera de loja, serviços centrados na experiência, consumo experiencial, significado.Resumo
Esta pesquisa buscou identificar os significados atribuídos pelos consumidores aos elementos sensoriais de uma atmosfera de serviços centrados na experiência. Partindo de uma abordagem qualitativa, o método de estudo de caso com inspiração fenomenológica foi utilizado. Por meio de técnicas de observação, entrevista, análise de conteúdo e de discurso, foi possível caracterizar o caso e apreender o essencial à percepção dos consumidores relacionada às suas experiências de consumo. A identificação dos significados (bem estar, retrô, tranquilidade, conforto, agradável, convidativo para a conversa, relaxante, descontraído, animado, alegre, vivo e diferenciado) permitiu evidenciar um alinhamento destes com a proposta de experiência ofertada pela organização de serviços investigada. O trabalho, além de contribuir para uma melhor compreensão da influência da atmosfera de loja (suas dimensões constitutivas) no comportamento do consumidor, traz uma perspectiva alternativa para a investigação do fenômeno. Sugestões para estudos futuros também são apresentadas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
06.11.2014
Como Citar
Aguiar, E. C., & Farias, S. A. de. (2014). Estímulos Sensoriais e seus Significados para o Consumidor: Investigando uma Atmosfera de Serviço Centrado na Experiência. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 13(5), 65–77. https://doi.org/10.5585/remark.v13i5.2494
Edição
Seção
Artigos