Relação entre Estratégias Mercadológicas e Mecanismos de Governança: um Estudo Exploratório na Cadeia da Bovinocultura de Corte

Autores

  • Filipe Quevedo-Silva Universidade Nove de Julho
  • Caroline Acosta Lezcano Foscaches Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v14i3.2978

Palavras-chave:

Estratégia de Marketing, Diferenciação, Relação entre atores, Especificidade de ativos.

Resumo

A relação entre atores tem sido pouco explorada pelo marketing por meio do viés da Economia dos Custos de Transação. Alguns autores sugerem que a estratégia de marketing pode impactar diretamente nas características transacionais e, consequentemente, nos mecanismos de governança escolhidos para coordenar as transações. Estudos sugerem que trabalhos futuros na área de marketing incluam, dentre outros fatores, aspectos relacionados à relação entre os atores. Diante desse contexto, esse artigo tem como objetivo analisar como as estratégias de marketing podem afetar a escolha dos mecanismos de governança. O objeto de estudo é a cadeia da bovinocultura de corte, vista sua representatividade para a economia nacional. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo por meio de entrevistas semiestruturadas com diversos atores da cadeia. Foi possível constatar a existência da relação entre a estratégia mercadológica e a estrutura de governança. Em um dos casos analisados, a diferenciação do produto, traduzida em maior especificidade de ativos, levou o produtor a realizar um contrato relacional com o frigorífico e, para distribuir seu produto, efetuar uma integração com o varejo, por meio da abertura de uma boutique de carne. Fator que não foi observado em transações que envolvem produtores com produtos sem diferenciação, para os quais as transações via mercado spot são predominantes.    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Filipe Quevedo-Silva, Universidade Nove de Julho

Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho. Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho

Caroline Acosta Lezcano Foscaches, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Administração pela Universidade de São Paulo. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Downloads

Publicado

28.09.2015

Como Citar

Quevedo-Silva, F., & Foscaches, C. A. L. (2015). Relação entre Estratégias Mercadológicas e Mecanismos de Governança: um Estudo Exploratório na Cadeia da Bovinocultura de Corte. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 14(3), 292–303. https://doi.org/10.5585/remark.v14i3.2978

Edição

Seção

Artigos