Estratégias e Geração de Vantagem Competitiva no Mercado de Veículos Off Road: Análise Fenomenológica do Lançamento do Modelo Ford Ecosport no Brasil

Autores

  • Roberto Bazanini Universidade Paulista - UNIP
  • Renato Berton Universidade Paulista- UNIP

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v10i1.2203

Palavras-chave:

Análise Fenomenológica, Empreendedorismo, Estratégia de Negócios.

Resumo

No universo da administração existem poucas pesquisas que fazem uso do método fenomenológico. O objetivo central da pesquisa está em identificar as inovações e o empreendedorismo decorrentes das principais estratégias empregadas pela Ford do Brasil, no projeto e lançamento do veículo EcoSport, em 2003, tendo como referencial teórico os pressupostos da teoria da RBV (Resource Based View) complementada pelas vertentes estratégicas propostas pela Escola empreendedora, Escola do posicionamento e Escola ambiental. Por meio do emprego do método fenomenológico na pesquisa qualitativa, análise pós-factum, instrumentalizada através de entrevistas com especialista do mercado Off-Road, executivos da Ford, vendedores de concessionárias de automóveis próprias e concorrentes, buscou-se identificar os recursos geradores de vantagens competitivas. Os resultados da pesquisa apontam para a pertinência da análise fenomenológica ao detectar os recursos empregados pela Ford na perspectiva das estratégias de negócios: a presença do líder empreendedor; posicionamento do produto e capacidade produtiva em consonância com as exigências do ambiente. DOI: 10.5585/remark.v10i1.2203

Biografia do Autor

Roberto Bazanini, Universidade Paulista - UNIP

Bacharel em Administração; Filosofia e Pedagogia. Mestre em Comunicação Social. Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC/SP. Professor de Graduação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e Professor de Graduação e do Mestrado em Administração da Universidade Paulista (UNIP0.

Renato Berton, Universidade Paulista- UNIP

Professor dos cursos de MBA da UNIP. Mestrando em Administração de Empresas pela UNP

Downloads

Publicado

05.09.2011

Como Citar

Bazanini, R., & Berton, R. (2011). Estratégias e Geração de Vantagem Competitiva no Mercado de Veículos Off Road: Análise Fenomenológica do Lançamento do Modelo Ford Ecosport no Brasil. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 10(1), 123–150. https://doi.org/10.5585/remark.v10i1.2203

Edição

Seção

Artigos