Estratégias e Geração de Vantagem Competitiva no Mercado de Veículos Off Road: Análise Fenomenológica do Lançamento do Modelo Ford Ecosport no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v10i1.2203Palavras-chave:
Análise Fenomenológica, Empreendedorismo, Estratégia de Negócios.Resumo
No universo da administração existem poucas pesquisas que fazem uso do método fenomenológico. O objetivo central da pesquisa está em identificar as inovações e o empreendedorismo decorrentes das principais estratégias empregadas pela Ford do Brasil, no projeto e lançamento do veículo EcoSport, em 2003, tendo como referencial teórico os pressupostos da teoria da RBV (Resource Based View) complementada pelas vertentes estratégicas propostas pela Escola empreendedora, Escola do posicionamento e Escola ambiental. Por meio do emprego do método fenomenológico na pesquisa qualitativa, análise pós-factum, instrumentalizada através de entrevistas com especialista do mercado Off-Road, executivos da Ford, vendedores de concessionárias de automóveis próprias e concorrentes, buscou-se identificar os recursos geradores de vantagens competitivas. Os resultados da pesquisa apontam para a pertinência da análise fenomenológica ao detectar os recursos empregados pela Ford na perspectiva das estratégias de negócios: a presença do líder empreendedor; posicionamento do produto e capacidade produtiva em consonância com as exigências do ambiente. DOI: 10.5585/remark.v10i1.2203Downloads
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Publicado
05.09.2011
Como Citar
Bazanini, R., & Berton, R. (2011). Estratégias e Geração de Vantagem Competitiva no Mercado de Veículos Off Road: Análise Fenomenológica do Lançamento do Modelo Ford Ecosport no Brasil. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 10(1), 123–150. https://doi.org/10.5585/remark.v10i1.2203
Edição
Seção
Artigos