Objetivos de Preço e Estratégias de Preço no Varejo: Uma Análise Empírica no Varejo Paulistano

Autores

  • Carlos Alberto Alves Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Luis Fernando Varotto Fundação Getúlio Vargas
  • Marcelo Neves Gonçalves Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v10i2.2259

Palavras-chave:

Marketing, Marketing de Varejo, Estratégia de Varejo, Objetivos de Preço, Estratégias de Preço

Resumo

No varejo, os gestores possuem uma delicada e complexa tarefa na formulação das suas estratégias de precificação considerando-se os múltiplos produtos e serviços disponíveis. Enquanto os objetivos de preço fornecem uma direção geral para ação, as estratégias de precificação são os passos ou procedimentos pelo qual as organizações atingem suas decisões de preços. O escopo desse trabalho é explorar os objetivos de preços que as empresas varejistas buscam juntamente com as estratégias que adotam para precificar seus produtos e serviços; e investigar se os objetivos de preço estão associados com as estratégias de preço adotadas. Para responder aos objetivos desse trabalho, optou-se por realizar uma pesquisa de cunho quantitativo-descritivo por meio de levantamento tipo survey. A seleção da amostra é não probabilística e por conveniência dos pesquisadores. Constitui-se de 300 empresas varejistas de diversos portes localizadas na cidade de São Paulo. Como resultado descobriu-se que as empresas da amostra estão fundamentalmente perseguindo objetivos quantitativos no lugar de objetivos qualitativos, com uma forte ênfase na realização de vendas e lucros seguidos pelo desenvolvimento de mercado para a organização. Outro ponto importante na discussão dentro das estratégias de varejo, as empresas da amostra parecem dar uma menor importância a métodos orientados ao cliente. Essas empresas empregam com mais freqüência o método tradicional de custos, provavelmente devido a simplicidade deste método. DOI: 10.5585/remark.v10i2.2259

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Alves, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutorando em Administração do PMDA da UNINOVE Doctorado en Administración del PMDA de UNINOVEPhD in Administration of UNDAF's PMDA 

Luis Fernando Varotto, Fundação Getúlio Vargas

Doutorando em Administração do CMCD da FGV-EAESP

Marcelo Neves Gonçalves, Universidade de São Paulo

Doutorando em Administração do PPGA da FEA-USP

Downloads

Publicado

06.12.2011

Como Citar

Alves, C. A., Varotto, L. F., & Gonçalves, M. N. (2011). Objetivos de Preço e Estratégias de Preço no Varejo: Uma Análise Empírica no Varejo Paulistano. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 10(2), 84–105. https://doi.org/10.5585/remark.v10i2.2259

Edição

Seção

Artigos