Explorando aspectos utilitários e hedônicos do consumo no Fundo da Pirâmide

Autores

  • Felipe Gerhard Universidade Estadual do Ceará
  • Lucas Lopes Ferreira de Souza Universidade Estadual do Ceará
  • Verónica Peñaloza Universidade Estadual do Ceará
  • Marianela Denegri Universidad de La Frontera

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v16i3.3517

Palavras-chave:

Trade Fairs, Low-Income Consumption, Hedonic Consumption, Utilitarian Consumption.

Resumo

O número de pesquisas sobre o Fundo da Pirâmide aumentou nas últimas décadas; no entanto, uma discussão sobre seus hábitos de consumo ainda é necessária. Assim, este trabalho tem como objetivo investigar o comportamento de consumidores em mercados informais, inerentes a esse segmento. Especificamente, este estudo explora os significados atribuídos pelos consumidores para participar de uma feira, através das lentes de valores de compra hedônicos e utilitários. Através da triangulação de dois métodos de pesquisa, foi analisada a Feira das Aves e seus consumidores (Brasil). Os resultados destacam o fato de a Feira ser constituída pelo sincretismo de grupos não homogêneos de consumidores, que possuem diferentes razões para visitá-la. Juntamente com o conceito econômico-utilitarista central de preços baixos, um elemento hedônico-festivo surge como um atributo essencial do comportamento do consumidor. Nesse sentido, os indivíduos fazem suas compras guiados por uma necessidade de utilidade, mas também há prazer na atividade de fazer compras em si.

Biografia do Autor

Felipe Gerhard, Universidade Estadual do Ceará

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração da UECE

Lucas Lopes Ferreira de Souza, Universidade Estadual do Ceará

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração da UECE

Verónica Peñaloza, Universidade Estadual do Ceará

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da UECE

Marianela Denegri, Universidad de La Frontera

Departamento de Psicología, Universidad de La Frontera

Publicado

31.08.2017

Como Citar

Gerhard, F., Souza, L. L. F. de, Peñaloza, V., & Denegri, M. (2017). Explorando aspectos utilitários e hedônicos do consumo no Fundo da Pirâmide. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 16(3), 268–280. https://doi.org/10.5585/remark.v16i3.3517

Edição

Seção

Artigos