A relação entre a culpa das mães e suas decisões de consumo
Resumo
Objetivo: Entender a relação entre a culpa das mães sobre o bem-estar da criança, e suas decisões de consumo em relação à criança.
Método: Utilizamos uma abordagem qualitativa exploratória, realizando 13 entrevistas em profundidade com mães e uma com especialista. Aplicamos a análise de conteúdo para analisar os dados.
Contribuições: Quatro proposições de pesquisa são desenvolvidas: (i) permitir que a criança tenha maior influência sobre suas decisões de consumo reduz a culpa da mãe; (ii) menos tempo gasto com a criança leva a uma maior culpa experimentada pela mãe, em relação ao bem-estar da criança; (iii) a compra de produtos supérfluos para a criança reduz a culpa da mãe; e (iv) o cumprimento das normas sociais (na perspectiva da mãe) de consumo da criança reduz a culpa da mãe.
Relevância/Originalidade: A maioria das pesquisas sobre culpa no comportamento do consumidor enfoca os antecedentes de tal emoção, e poucos artigos investigaram suas consequências. Nenhum estudo até o momento investigou estratégias de enfrentamento (para reduzir a culpa) usadas por mães que sentem culpa em relação a seus filhos, e como estas estratégias estão associadas a decisões de consumo relativas aos filhos. Este artigo preenche esta lacuna na literatura.
Implicações da pesquisa: As implicações deste trabalho consistem em estimular a compreensão de como a culpa interfere nas decisões das mães relativas ao consumo de produtos na infância de seus filhos .
Palavras-chave
DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v18i2.3970
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Marketing
Revista Brasileira de Marketing – ReMark
Brazilian Journal of Marketing - BJM
e-ISSN: 2177-5184
https://periodicos.uninove.br/remark
Rev. Bras. Mark. - ReMark ©2022 Todos os direitos reservados.
Esta obra está licenciada com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional