Como os usuários dos serviços públicos vêem as instituições públicas? Desenvolvimento e validação da escala de personalidade de marca pública
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v21i3.21231Palavras-chave:
Personalidade de marca, Gestão pública, Eficiência, EscalaResumo
Objetivo: Desenvolver a Escala de Personalidade de Marca Pública (EPMP), apresentando evidências de validade e confiabilidade de um instrumento científico de mensuração de personalidade de marca pública.
Método: Realizou-se um estudo qualitativo com 142 usuários de serviços públicos da Capital do Brasil (Brasília-DF) para identificar os atributos vinculados às marcas públicas, gerando uma versão piloto da escala, que foi submetida à análise de juízes e de conteúdo, e um pré-teste. A versão final foi aplicada em uma survey com 548 usuários. Análise fatorial exploratória e a análise fatorial confirmatória foram utilizadas para a análise dos dados.
Originalidade/Relevância: Apresentou-se um modelo de mensuração inédito para operacionalizar e avaliar a personalidade da marca no contexto do setor público, de forma a permitir que seja utilizada como ferramenta de diagnóstico para os gestores públicos construírem uma relação mais transparente e eficaz com os usuários dos serviços públicos.
Resultados: A EPMP possui 15 traços de personalidade de marcas públicas agrupados em três dimensões - Eficiência, Relevância e Credibilidade. Todos os itens alcançaram excelentes índices psicométricos. A escala possui evidências de validade exploratória, confirmatória, interna, de construto (convergente, divergente e nomológica) e de conteúdo, e confiabilidade, gerando um instrumento científico confiável para mensurar a personalidade de uma marca pública.
Contribuições teórico-metodológicas: Apresentou-se dimensões da personalidade de marca atribuídas às marcas de instituições públicas, contribuindo para a pesquisa em branding e marketing no setor público, abrindo oportunidades para estudos relacionais de marketing e organizações públicas. O uso de estatísticas robustas contribui para a credibilidade do uso da escala.
Downloads
Referências
Aaker, J L. (1997). Dimensions of brand personality. Journal of Marketing Research, 34(3), 347–356.
Abellán-López, M. A., Dias, T., F., & Nebot, C. P. (2020). As trajetórias modernizadoras da Administração Pública: Brasil e Espanha. Revista Brasileira de Políticas Públicas e Internacionais, 5(3), 247-268. https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2020v5n3.54673
Bankins, S., & Waterhouse, J. (2019). Organizational identity, image, and reputation: Examining the influence on perceptions of employer attractiveness in public sector organizations. International Journal of Public Administration, 42(3), 218-229. https://doi.org/10.1080/01900692.2018.1423572
Bardin, L. (2016). Análise de Conteúdo. (E. 70, Ed.) (1°).
Brakus, J. J., Schmitt, B. H., & Zarantonello, L. (2009). Brand Experience: What Is It? How Is It Measured? Does It Affect Loyalty? Journal of Marketing, 73(3), 52–68. https://doi.org/10.1509/jmkg.73.3.052
Bresser-Pereira, L. C. (2017). Reforma gerencial e legitimação do estado social. RAP: Revista Brasileira de Administração Pública, 51(1), 147-156. https://doi.org/10.1590/0034-7612166376
Brito, C. (2010). Uma abordagem relacional. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, 9(1e), 49–63. https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rbpg/article/view/78831
Buurma, H. (2001). Public policy marketing: marketing exchange in the public sector. European Journal of Marketing, 35(11/12), 1287-1302. https://doi.org/10.1108/EUM0000000006483
Byrne, B. M. (2016). Structural Equation Modeling With AMOS: Basic Concepts, Applications, and Programming, Third Edition (Third). New York: Routledge.
Carvalho, D. I., Demo, G., & Scussel, F. B. C. (2019). What is next for brand personality? A systematic review and research agenda proposition. XLIII Encontro Da ANPAD - EnANPAD, (October), 1–17.
Carvalho, D., Demo, G., Medeiros, J., & Scussel, F. (2021). Citizen Relationship Management (CiRM): the past, present, and future of an emerging concept. Cadernos EBAPE. BR, 19, 32-44. https://doi.org/10.1590/1679-395120200057
Cavalcante, P. L. (2019). Trends in Public Administration after Hegemony of the New Public Management: a literature review. Revista do Serviço Público, 70(2), 195-218. https://doi.org/10.21874/rsp.v70i2.3212
Chin, W. W. (1998). The partial least squares approach to structural equation modeling. Modern Methods for Business Research, (January 1998), 295-336.
Chiusoli, C. L., & Rezende, D. A. (2019). Desafio da Gestão Pública: Estudo de Caso de uma
Cidade Paranaense. Revista de Administração da Unimep, 17(2), 187-209.
Choi, Y. G., Ok, C. M., & Hyun, S. S. (2017). Relationships between brand experiences, personality traits, prestige, relationship quality, and loyalty: An empirical analysis of coffeehouse brands. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 29(4), 1185-1202. https://doi.org/10.1108/IJCHM-11-2014-0601
Cochran, W. F. (2007). The estimation of sample size. Sampling Techniques, 3, 72–90.
Cohen, J. (1992). A power primer. Psychological Bulletin, 112, 155–159.
Comrey, A. L., & Lee, H. B. (2013). A First Course in Factor Analysis (2nd ed.). New York: Psychology Press.
Criado, J. I., Dias, T. F., Sano, H., Rojas-Martin, F., Silvan, A., & Isidro-Filho, A. (2020). Public innovation and livind labs in action: a compartive analysis in post-new public management contexts. International Journal of Public Administration, 1-14. https://doi.org/10.1080/01900692.2020.1729181
Demo, G., Montezano, L., Scussel, F., Amazonas, B., Carvalho, D. I. (2021). Personalidade de marcas públicas e satisfação dos cidadãos no “Na Hora DF”. VIII Encontro Brasileiro de Administração Pública, 1-16.
Demo, G., & Pessôa, R. (2015). CRM na administração pública: desenvolvimento e validação de uma Escala de Relacionamento com o Cidadão (ERCi). Revista de Administração Pública, 49(3), 677–697. https://doi.org/10.1590/0034-7612131226
Demo, G., Silva, T. L. D., Watanabe, E., & Scussel, F. B. C. (2019). Credibility, audacity and joy: Brand personalities that connect users to social media. Brazilian Administration Review, 15(4), 1-20. https://doi.org/10.1590/1807-7692bar2018180088
Field, A. (2020). Descobrindo a estatística usando o SPSS (5a ed). Porto Alegre: Penso.
Gromark, J., & Melin, F. (2013). From market orientation to brand orientation in the public sector. Journal of marketing management, 29(9-10), 1099-1123. https://doi.org/10.1080/0267257X.2013.812134
Hair, J., Babin, B., Anderson, R., & Black, W. (2018). Multivariate Data Analysis. Neuromarketing in India: Understanding the Indian Consumer (8a ed.). Cengage, UK: Pearson.
Hair, J., Hult, T., Ringle, C., & Sarstedt, M. (2014). Primer on Partial Least Squares Structural Equation Modeling (PLS-SEM). Thousand Oaks, CA: SAGE Publications.
Hayton, J. C; Allen, D. G; Scarpello, V. (2004). Factor retention decisions in exploratory factor analysis: a tutorial on parallel analysis. Organizational Research Methods, 7(2),191-205. https://doi.org/10.1177/1094428104263675
Kallinikos, J. (2006). The institution of bureaucracy: administration, pluralism, democracy. Economy and Society, 35(4), 611-627. https://doi.org/10.1080/03085140600960872
Keller, K. L., & Lehmann, D. R. (2006). Brands and branding: Research findings and future priorities. Marketing Science, 25(6), 740-759. http://dx.doi.org/10.1287/mksc.1050.0153
Kerlinger, F. N., & Lee, H. B. (2008). Foundations of behavioral research. Independence, KY: Thomson Wadsworth.
Kim, D. H., & Sung, Y. (2013). Gucci versus Old Navy: Interplay of brand personality and regulatory focus in advertising persuasion. Psychology & Marketing, 30(12), 1076-1087. https://doi.org/10.1002/mar.20668
Kline, R. B. (2015). Principles and Practice of Structural Equation Modeling. Methodology in the social sciences.
Kluvers, R., & Pillay, S. (2009). Participation in the budgetary process in local government. Australian Journal of Public Administration, 68(2), 220–230. https://doi.org/10.1111/j.1467-8500.2009.00636.x
Kotler, P., & Lee, N. R. (2007). Marketing in the public sector: The final frontier. Public Manager, 36(1), 12.
Laing, A. (2003). Marketing in the public sector: Towards a typology of public services. Marketing Theory, 3(4), 427-445. https://doi.org/10.1177/1470593103042005
Laros, J. A., & Puente-Palacios, K. E. (2004). Validação cruzada de uma escala de clima organizacional. Estudos de Psicologia (Natal), 9(1), 113-119. https://doi.org/10.1590/S1413-294X2004000100013
Leijerholt, U., Biedenbach, G., & Hultén, P. (2019). Branding in the public sector: A systematic literature review and directions for future research. Journal of Brand Management, 26(2), 126-140. DOI:10.1057/s41262-018-0116-2
Malhotra, N. K. (2012). Pesquisa de Marketing (6o). Porto Alegre: Bookman.
Marchetti, R. Z., & Muniz, K. M. (2005). Dimensões da personalidade de marca: análise da adequação da escala de Aaker (1997) ao contexto brasileiro. XXIX ENANPAD, (2005), 1–16.
Marôco, J. (2018). Análise Estatística com o SPSS Statistics. (7th ed.). Pêro Pinheiro, Portugal: ReportNumber.
Medeiros, J., & Demo, G. (2021). Attributes of a Relationship Management Model for the Public Sector (CiRS Exec). BBR. Brazilian Business Review, 18(1), 101-117. https://doi.org/10.15728/bbr.2021.18.1.6
Meirelles, H. L. (2019). Direito Administrativo Brasileiro. Psikologi Perkembangan, 224 p.
Muniz, K. M., & Marchetti, R. Z. (2012). Brand personality dimensions in the Brazilian context. BAR - Brazilian Administration Review, 9(2), 168–188. https://doi.org/10.1590/S1807-76922012000200004
Naresh, G. (2012). Do brand personalities make a difference to consumers?. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 37, 31-37. DOI:10.1016/j.sbspro.2012.03.272
Nunnally, J., & Bernstein, I. H. (1994). Psychometric Theory. American Educational Research Journal, 774.
Pasquali, L. (2012). Análise fatorial para pesquisadores. (L. de P. em A. e M. (LabPAM), Ed.). Brasília, DF: Universidade de Brasília.
Peñaloza, V., Denegri, M., Quezado, I., Sousa, E. C., Parra, V. A. B., & Gerhard, F. (2016). Brand personality in psychology courses: A study in cities in Brazil, Peru and Chile. Estudios Gerenciales, 32(140), 239–249. https://doi.org/10.1016/j.estger.2016.07.002
Ponte, V. (2015). CiRM: CRM no Setor Público. In Marketing de Relacionamento e Comportamento do Consumidor (pp. 137–174). São Paulo: Grupo Gen.
Reichheld, F. F. (2011). The ultimate question: Driving good profits and true growth. Harvard Business Press.
Ressel, L. B., Beck, C. L. C., Gualda, D. M. R., Hoffmann, I. C., Silva, R. M. da, & Sehnem, G. D. (2008). O uso do grupo focal em pesquisa qualitativa. Texto & Contexto - Enfermagem, 17(4), 779–786. https://doi.org/10.1590/S0104-07072008000400021
Ribeiro, M., & Oliveira, E. R. (2013). Comunicação e Marketing no setor público: uma prática que permite o fortalecimento da cidadania e a modernização da gestão pública. Gestão Pública: Práticas e Desafios, 4(1), 170-191
Santos, A. R., Pessôa, F. G., & Rodrigues, A. P. G. (2019). A imagem corporativa e seus reflexos: um estudo de imagem da Polícia Militar de Santa Catarina na Perspectiva de Moradores da Grande Florianópolis. Teoria e Prática em Administração, 9(1), 63-76. DOI: https://doi.org/10.21714/2238-104X2019v9i1-39583
Scussel, F. B. C., & Demo, G. (2016). Personalidade de marca: itinerários da produção nacional e agenda de pesquisa. REMark - Revista Brasileira de Marketing, 15(3), 340-354. DOI:10.5585/remark.v15i3.3174. DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v15i3.3174
Scussel, F., & Demo, G. (2019). The relational aspects of luxury consumption in Brazil: the development of a Luxury Customer Relationship Perception Scale and the analysis of brand personality influence on relationship perception on luxury fashion brands. Brazilian Business Review, 16, 174-190. https://doi.org/10.15728/bbr.2019.16.2.5
Shigaki, H. B., Pereira, J. R., e Sousa, C. V., & Lara, J. E. (2019). Between Social Welfare and Public Power: an analysis of social marketing strategies for blood donation. REMark - Revista Brasileira de Marketing, 18(1), 73-85. https://doi.org/10.5585/remark.v18i1.3842
Silva, C., & Crisóstomo, V. (2019). Gestão fiscal , eficiência da gestão pública e desenvolvimento socioeconômico dos municípios cearenses. Revista de Administracao Publica, 53(4), 791–801. https://doi.org/10.1590/0034-761220180234
Silva, E. C. (2015). Marketing Público: Uma plataforma de “trocas” no setor público. REA-Revista Eletrônica de Administração, 14(1), 20-42.
Souza, C. M., Ardigo, J. P., & Santos, A. R. (2021). A produção nacional e internacional sobre imagem corporativa no setor público. Gestão & Sociedade, 14(43), 4466-4496.
Stevens, V., Klijn, E. H., & Warsen, R. (2020). Branding as a Public Governance Strategy: A Q Methodological Analysis of How Companies React to Place Branding Strategies, Public Administration Review, 1-11. https://doi.org/10.1111/puar.13263
Struecker, D. R., & Hoffmann, M. G. (2017). Participação social nos serviços públicos: caracterização do estado da arte por meio da bibliometria e da revisão sistemática. REGE - Revista de Gestão, 24(4), 371–380. http://dx.doi.org/10.1016/j.rege.2017.03.008
Tabachnick, B. G., & Fidell, L. S. (2019). Using Multivariate Statistics. Contemporary Psychology: A Journal of Reviews (7th ed.). Boston: Person.
Ursachi, G., Horodnic, I. A., & Zait, A. (2015). How Reliable are Measurement Scales? External Factors with Indirect Influence on Reliability Estimators. Procedia Economics and Finance, 20(15), 679–686. https://doi.org/10.1016/S2212-5671(15)00123-9
Zhang, J., Chen, W., Petrovsky, N., & Walker, R. M. (2021). The Expectancy-Disconfirmation Model and Citizen Satisfaction with Public Services: a meta-analysis and an agenda for best practice. Public Administration Review, 1-13. https://doi.org/10.1111/puar.13368
Wæraas, A. (2008). Can public sector organizations be coherent corporate brands?. Marketing Ttheory, 8(2), 205-221. https://doi.org/10.1177/1470593108093325
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Daniel Carvalho, Gisela Demo, Fernanda Scussel, Lana Montezano, Bianca Amazonas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Resumo 1268
- PDF (English) 1257