Padrões de beleza difundidos no Instagram e suas influências na autoestima e no comportamento de consumo de universitárias
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v23i2.23753Palavras-chave:
Influenciadoras digitais; Comportamento de consumo feminino; Padrão de beleza; InstagramResumo
Objetivo do estudo: O objetivo deste artigo é compreender como o padrão de beleza difundido pelas influencers digitais do Instagram afetam a autoestima e o comportamento de consumo de universitárias.
Metodologia/abordagem: A pesquisa qualitativa e exploratória envolveu entrevistas semiestruturadas com estudantes da Universidade Federal de Viçosa (UFV) que utilizam o Instagram. A análise de conteúdo resultou em duas categorias: influência do Instagram na autoestima e no consumo das entrevistadas.
Principais resultados: Elementos como busca pelo padrão de beleza, comparação excessiva, uso prolongado do Instagram, aceitação de corpos semelhantes e impacto financeiro afetam a autoestima das entrevistadas. O comportamento de consumo é afetado pela ativação de necessidades, aumento do consumo de produtos divulgados, ativação de estímulos pelos anúncios segmentados e necessidade de pertencimento a grupos.
Contribuições teóricas/metodológicas: Este estudo avança metodologicamente ao desmembrar categorias analíticas que revelam, com maior riqueza de detalhes, elementos relacionados à percepção de consumo feminino, que leva à intenção e ação de compra. Paralelamente, avança na literatura relacionada ao papel das influenciadoras digitais no consumo de produtos e serviços, apontando que a autoestima das universitárias é afetada positivamente e negativamente.
Relevância/originalidade: Identificação de fatores subjacentes que influenciam concomitantemente a autoestima e o consumo de universitárias, para além do que a literatura da área apresenta. A originalidade também é destacada em um Framework Teórico e em um Framework Analítico, desenvolvido a partir do quadro teórico desenvolvido e dos resultados e discussões elencados no estudo.
Downloads
Referências
Abidin, C., & Karhawi, I. (2021). Influenciadores digitais, celebridades da internet e “blogueirinhas”: uma entrevista com Crystal Abidin. Intercom: Revista Brasileira de Ciências Da Comunicação, 44(1), 289–301. https://doi.org/10.1590/1809-58442021114
Alfonso-Fuertes, I., Alvarez-Mon, M. A., Sanchez del Hoyo, R., Ortega, M. A., Alvarez-Mon, M., & Molina-Ruiz, R. M. (2023). Time Spent on Instagram and Body Image, Self-esteem, and Physical Comparison Among Young Adults in Spain: Observational Study. JMIR Formative Research, 7, e42207. https://doi.org/10.2196/42207
Bardin, L. (2015). Análise de Conteúdo (1st ed.). Edições 70.
Baudrillard, J. (2009). A sociedade de consumo (1st ed.). Edições 70.
Boni, V., & Quaresma, S. (2005). Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Em Tese, 2(3), 68–80. http://www.emtese.ufsc.br/3_art5.pdf%5Cnhttp://scholar.google.com/scholar?hl=en&btnG=Search&q=intitle:Aprendendo+a+entrevistar+:+como+fazer+entrevistas+em+Ci?ncias+Sociais#0
Calderón-Mazzotti, I., & Cruz-Mendoza, E. D. (2021). Dismorfia corporal en TikTok . Entre los trastornos mentales y las modificaciones corporales. Aiken. Revista de Ciencias Sociales y de La Salud, 2(2), 31–46.
Campos, R. D., & Casotti, L. M. (2016). Bela na Tela da TV: Padrões de Beleza e Imaginário nos Textos Culturais Televisivos. Revista Interdisciplinar de Marketing, 6(1), 26–39.
Chansiri, K., & Wongphothiphan, T. (2023). The indirect effects of Instagram images on women’s self-esteem: The moderating roles of BMI and perceived weight. New Media & Society, 25(10), 2572–2594. https://doi.org/10.1177/14614448211029975
Chopra, A., Avhad, V., & Jaju, and S. (2021). Influencer Marketing: An Exploratory Study to Identify Antecedents of Consumer Behavior of Millennial. Business Perspectives and Research, 9(1), 77–91. https://doi.org/10.1177/2278533720923486
Cidreira, R. P., & Pinto, N. M. (2022). O corpo performático nas redes sociais: narrativas audiovisuais no reels do Instagram. Revista Mídia e Cotidiano, 16(1), 22–42. https://doi.org/10.22409/rmc.v16i1.52152
Creswell, J. W. (2013). Qualitative inquiry and research design: choosing among five approaches. In SAGE Publications (Issue 2).
Cursino, A. M. de C., Mota-Santos, C. M., Diniz, D. M., & Carvalho-Neto, A. M. de. (2022). A mulher digital influencer: que trabalho é esse? REUNA, 27(5), 87–105. http://revistas.una.br/index.php/reuna/article/view/1403
D’Angelo, P. (2022). Pesquisa sobre o Instagram no Brasil: dados de comportamento dos usuários, hábitos e preferências no uso do Instagram. https://blog.opinionbox.com/pesquisa-instagram/#:~:text=73%25 passaram a usar mais,pode aproximar pessoas e empresas.&text=O público do Instagram é gigantesco e abrange todas as idades.
Durante, K. M., Griskevicius, V., Hill, S. E., Perilloux, C., & Li, N. P. (2011). Ovulation, Female Competition, and Product Choice: Hormonal Influences on Consumer Behavior. Journal of Consumer Research, 37(6), 921–934. https://doi.org/10.1086/656575
Eco, U. (2007). La Historia de la Belleza. Random House Mondadori.
Feltman, C. E., & Szymanski, D. M. (2018). Instagram Use and Self-Objectification: The Roles of Internalization, Comparison, Appearance Commentary, and Feminism. Sex Roles, 78(5–6), 311–324. https://doi.org/10.1007/s11199-017-0796-1
Flor, G. (2009). Corpo, mídia e status social: reflexões sobre os padrões de beleza. Rev. Estud. Comun, 23, 267–274.
Fontanella, B. J. B., Luchesi, B. M., Saidel, M. G. B., Ricas, J., Turato, E. R., & Melo, D. G. (2011). Amostragem em pesquisas qualitativas: proposta de procedimentos para constatar saturação teórica. Cadernos de Saúde Pública, 27(2), 388–394. https://doi.org/10.1590/S0102-311X2011000200020
G1. (2011). Nove em cada dez mulheres estão insatisfeitas com aparência. https://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/04/nove-em-cada-dez-mulheres-estao-insatisfeitas-com-aparencia.html
Goetz, E. R., Camargo, B. V., Bertoldo, R. B., & Justo, A. M. (2008). Representação social do corpo na mídia impressa. Psicologia & Sociedade, 20(2), 226–236. https://doi.org/10.1590/S0102-71822008000200010
Goldstein Research. (2020). Brazil Cosmetics Market Report- Key Players, Future Prospects, Industry Outlook, Segmentation (By Products, Pricing, Gender, Distribution Channel), Forecast Period 2017-2025. https://www.goldsteinresearch.com/report/brazil-cosmetics-market-report-industry-analysis
Gomes, K., Neves, M., & Deriky, P. (2019). O Poder Dos Influenciadores Digitais Sobre a Sociedade Do Consumo Por Meio Do Instagram. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares Da Comunicação, 2016, 1–15. https://freesider.com.br/marketing-digital/o-que-e-um-digital-influencer/
Jacob, H. M. A. (2014). Redes sociais, mulheres e corpo: um estudo da linguagem fitness na rede social Instagram. Revista Communicare, 14(1), 88–105.
Jun, S., & Yi, J. (2020). What makes followers loyal? The role of influencer interactivity in building influencer brand equity. Journal of Product & Brand Management, 29(6), 803–814. https://doi.org/10.1108/JPBM-02-2019-2280
Kanaveedu, A., & Kalapurackal, J. J. (2022). Influencer Marketing and Consumer Behaviour: A Systematic Literature Review. Vision: The Journal of Business Perspective, 097226292211146. https://doi.org/10.1177/09722629221114607
Kay, E., Kemps, E., Prichard, I., & Tiggemann, M. (2023). Instagram-based priming to nudge drink choices: Subtlety is not the answer. Appetite, 180, 106337. https://doi.org/10.1016/j.appet.2022.106337
Kim, D. Y., & Kim, H.-Y. (2023). Social media influencers as human brands: an interactive marketing perspective. Journal of Research in Interactive Marketing, 17(1), 94–109. https://doi.org/10.1108/JRIM-08-2021-0200
Lee, E.-J., Choi, H., Han, J., Kim, D. H., Ko, E., & Kim, K. H. (2020). How to “Nudge” your consumers toward sustainable fashion consumption: An fMRI investigation. Journal of Business Research, 117, 642–651. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2019.09.050
Lipovetsky, G. (1999). La tercera mujer: Permanencia y revolución de lo femenino. Editora Anagrama.
Lira, A. G., Ganen, A. de P., Lodi, A. S., & Alvarenga, M. D. S. (2017). Uso de redes sociais, influência da mídia e insatisfação com a imagem corporal de adolescentes brasileiras. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 66(3), 164–171. https://doi.org/10.1590/0047-2085000000166
Luchs, M. G., & Mooradian, T. A. (2012). Sex, Personality, and Sustainable Consumer Behaviour: Elucidating the Gender Effect. Journal of Consumer Policy, 35(1), 127–144. https://doi.org/10.1007/s10603-011-9179-0
Moreira, I., Stenzel, P., Lopes, J., & Oliveira, J. (2021). Do Digital Influencers Successfully Contribute to Reducing the Gap Between Customers and Companies? Brazilian Business Review, 18(6), 662–678. https://doi.org/10.15728/bbr.2021.18.6.4
Nascimento, L. de C. N., Souza, T. V. de, Oliveira, I. C. dos S., Moraes, J. R. M. M. de, Aguiar, R. C. B. de, & Silva, L. F. da. (2018). Theoretical saturation in qualitative research: an experience report in interview with schoolchildren. Revista Brasileira de Enfermagem, 71(1), 228–233. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0616
Novaes, J. V., & Vilhena, J. (2003). De Cinderela a Moura Torta : Sobre a Relação Mulher , Beleza E Feiúra. Interações, VIII(15), 9–36.
Painéis UFV. (2021). Dados de Ensino. https://paineis.ufv.br/ensino/dados-ensino
Piccoli, V., Carnaghi, A., Grassi, M., & Bianchi, M. (2022). The relationship between Instagram activity and female body concerns: The serial mediating role of appearance‐related comparisons and internalization of beauty norms. Journal of Community & Applied Social Psychology, 32(4), 728–743. https://doi.org/10.1002/casp.2586
Romero-Rodríguez, J. M., Aznar-Díaz, I., Marín-Marín, J. A., Soler-Costa, R., & Rodríguez-Jiménez, C. (2020). Impact of problematic smartphone use and instagram use intensity on self-esteem with university students from physical education. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(12), 1–10. https://doi.org/10.3390/ijerph17124336
Rosario, M. (2017). Blogueira Boca Rosa é “flagrada” assumindo lipo em vídeo ao vivo. https://vejasp.abril.com.br/coluna/pop/blogueira-boca-rosa-e-flagrada-lipoaspiracao/
Solomon, M. R. (2016). O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo (11th ed.). Bookman.
Sonpar, K., & Golden-Biddle, K. (2008). Using Content Analysis to Elaborate Adolescent Theories of Organization. Organizational Research Methods, 11(4), 795–814. https://doi.org/10.1177/1094428106297804
Stebbins, R. A. (2001). Exploratory Research in the Social Sciences. In SAGE Publications (Issue January 2001). SAGE Publications, Inc. https://doi.org/10.4135/9781412984249
Vall-Roqué, H., Andrés, A., & Saldaña, C. (2021). The impact of COVID-19 lockdown on social network sites use, body image disturbances and self-esteem among adolescent and young women. Progress in Neuro-Psychopharmacology and Biological Psychiatry, 110(February). https://doi.org/10.1016/j.pnpbp.2021.110293
Vall‐Roqué, H., Andrés, A., González‐Pacheco, H., & Saldaña, C. (2023). Women’s body dissatisfaction, physical appearance comparisons, and Instagram use throughout the COVID ‐19 pandemic: A longitudinal study. International Journal of Eating Disorders, 56(1), 118–131. https://doi.org/10.1002/eat.23827
Zozzoli, J.-C. J. (2005). Corpos de mulheres enquanto marcas na mídia: recortes. In I. Brandão (Ed.), O corpo em revista: olhares interdisciplinares (pp. 47–82). EDUFAL.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Karina Silva Nascimento, Layon Carlos Cezar, Luana Ferreira dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Resumo 1361
- PDF (English) 768