Padrões de beleza difundidos no Instagram e suas influências na autoestima e no comportamento de consumo de universitárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v23i2.23753

Palavras-chave:

Influenciadoras digitais; Comportamento de consumo feminino; Padrão de beleza; Instagram

Resumo

Objetivo do estudo: O objetivo deste artigo é compreender como o padrão de beleza difundido pelas influencers digitais do Instagram afetam a autoestima e o comportamento de consumo de universitárias.

Metodologia/abordagem: A pesquisa qualitativa e exploratória envolveu entrevistas semiestruturadas com estudantes da Universidade Federal de Viçosa (UFV) que utilizam o Instagram. A análise de conteúdo resultou em duas categorias: influência do Instagram na autoestima e no consumo das entrevistadas.

Principais resultados:  Elementos como busca pelo padrão de beleza, comparação excessiva, uso prolongado do Instagram, aceitação de corpos semelhantes e impacto financeiro afetam a autoestima das entrevistadas. O comportamento de consumo é afetado pela ativação de necessidades, aumento do consumo de produtos divulgados, ativação de estímulos pelos anúncios segmentados e necessidade de pertencimento a grupos.

Contribuições teóricas/metodológicas: Este estudo avança metodologicamente ao desmembrar categorias analíticas que revelam, com maior riqueza de detalhes, elementos relacionados à percepção de consumo feminino, que leva à intenção e ação de compra. Paralelamente, avança na literatura relacionada ao papel das influenciadoras digitais no consumo de produtos e serviços, apontando que a autoestima das universitárias é afetada positivamente e negativamente.

Relevância/originalidade: Identificação de fatores subjacentes que influenciam concomitantemente a autoestima e o consumo de universitárias, para além do que a literatura da área apresenta. A originalidade também é destacada em um Framework Teórico e em um Framework Analítico, desenvolvido a partir do quadro teórico desenvolvido e dos resultados e discussões elencados no estudo.

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Biografia do Autor

Karina Silva Nascimento, Universidade Federal de Viçosa – UFV

Bacharel em Administração

Layon Carlos Cezar, Universidade Federal de Viçosa – UFV

Doutor em Administração

Luana Ferreira dos Santos, Universidade Federal de Viçosa – UFV

Doutora em Administração

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Publicado

20.05.2024

Como Citar

Nascimento, K. S., Cezar, L. C., & Santos, L. F. dos. (2024). Padrões de beleza difundidos no Instagram e suas influências na autoestima e no comportamento de consumo de universitárias. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 23(2), 844–900. https://doi.org/10.5585/remark.v23i2.23753

Edição

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Artigos