Estratégias Enunciativas nos Blogs Jornalí­Sticos: A Resignificação do Espaço Editorializado em Ambiente Virtual

Autores/as

  • Gabriela Pavanato Sardinha UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v6i2.1192

Palabras clave:

Blogs. Discurso. Enunciação. Semiótica.

Resumen

As regras de produção do discurso jornalístico estão em processo de transformação, em decorrência das inúmeras possibilidades da era virtual. Além da convergência das mídias e do surgimento de linguagens que se adaptam ao vasto mundo comunicativo do hipertexto, ambientes próprios desse meio estimulam a ressignificação de procedimentos discursivos que antes estavam restritos às delimitações estabelecidas pelas mídias convencionais. É o caso dos blogs, que surgiram como diários de mensagens descompromissadas e que, hoje, recebem a chancela de credibilidade jornalística. Investigar quais são os procedimentos argumentativos empregados pelo sujeito produtor do discurso e qual a relação que se estabelece entre enunciador e enunciatário nessa nova configuração discursiva é a proposta deste trabalho.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gabriela Pavanato Sardinha, UNINOVE, São Paulo

Mestrado em Comunicação e Semiótica - PUC/SP Graduação em Jornalismo – PUC Campinas; Coordenadora do curso de Jornalismo e dos cursos de pós-graduação em Comunicação Empresarial e Institucional, Comunicação e Mídia, e Mídia e Mercado – Uninove. Mogi das Cruzes – SP [Brasil]

Publicado

2008-08-12

Cómo citar

Sardinha, G. P. (2008). Estratégias Enunciativas nos Blogs Jornalí­Sticos: A Resignificação do Espaço Editorializado em Ambiente Virtual. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 6(2), 133–140. https://doi.org/10.5585/remark.v6i2.1192

Número

Sección

Artigos