CANTOS DE PROTESTO - MODOS DE SER NO ALTO SERTÃO ALAGOANO
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v7i2.1315Palabras clave:
Etnia. Identidade. Música. Política.Resumen
Este artigo é resultado de um estudo mais amplo, presente na dissertação, sobre a teoria musical indígena dos Kalankó, relacionada à música dos outros grupos indígenas do alto sertão alagoano. Neste texto, tento demonstrar como, em um sistema cultural específico, a música é responsável pela constituição do grupo étnico, por sua identificação com outros grupos da região, a sociedade do entorno e o governo brasileiro, pela comunicação de símbolos e sentidos basilares ao grupo e também como forma de atuação política, o que acontece, especialmente, por meio do toré, um dos gêneros musicais das comunidades, que é entendido historicamente como elemento cultural diacrítico e símbolo de “indianidade”.Descargas
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Publicado
2009-08-13
Cómo citar
Herbetta, A. F. (2009). CANTOS DE PROTESTO - MODOS DE SER NO ALTO SERTÃO ALAGOANO. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 7(2), 177–184. https://doi.org/10.5585/remark.v7i2.1315
Número
Sección
Artigos