A Influência da Promoção de Vendas na Captação de Clientes: Um Estudo na Hotelaria Catarinense

Autores/as

  • Tiago Savi Mondo Instituto Federal de Santa Catarina
  • Jane Iara Pereira da Costa UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v12i2.2296

Palabras clave:

comunicação de marketing, promoção de vendas, hotelaria, Santa Catarina, captação de clientes

Resumen

As ações de comunicação de marketing implementadas pelas organizações, servem a propósitos diversos e muitas vezes, para atrair e captar clientes. A promoção de vendas, como ação do composto de comunicação destaca-se como uma ação de resultados de curto prazo e com grande eficácia. A partir destas considerações , o objetivo central deste estudo é analisar a influência da promoção de vendas na captação de clientes em meios de hospedagem (MH) de Santa Catarina. O estudo se caracteriza como de natureza exploratória, descritiva caracterizando-se também como de abordagem qualitativa e quantitativa, do tipo estudo de campo. A amostra da etapa qualitativa foi composta por 13 meios de hospedagem e da etapa quantitativa por 52 elementos respondentes. Todos os meios de hospedagem pesquisados são vinculados à Associação Brasileira da Indústria hoteleira –SC. A pesquisa foi realizada de março a agosto de 2010. Os principais resultados indicam que a promoção de vendas é realizada na baixa temporada, com o foco de aumentar a ocupação, correspondendo ao que a teoria sugere - ações de curto prazo. Além disso, a ação foi considerada muito importante para a captação de clientes, pois configura-se como a base para o aumento da ocupação, durantes períodos de baixa temporada.

 

DOI: 10.5585/remark.v12i2.2296

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Biografía del autor/a

Tiago Savi Mondo, Instituto Federal de Santa Catarina

Mestre em Administração - UDESC e Doutorando em Administração na UFSC

Publicado

2013-08-30

Cómo citar

Mondo, T. S., & Costa, J. I. P. da. (2013). A Influência da Promoção de Vendas na Captação de Clientes: Um Estudo na Hotelaria Catarinense. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 12(2), 87–107. https://doi.org/10.5585/remark.v12i2.2296