Anticonsumo no Brasil: Investigando a Percepção dos Anticonsumidores de Carne Vermelha

Autores/as

  • Liana Ribeiro dos Santos Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - IAG/PUC-Rio
  • Renata Céli Moreira da Silva Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - IAG/PUC-Rio
  • Marie Agnes Chauvel Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v12i3.2335

Palabras clave:

Marketing, Consumo, Anticonsumo.

Resumen

A sociedade contemporânea foi chamada de Sociedade do Consumo ou Sociedade dos Consumidores (Baudrillard, 1995; Bauman, 2008; Rochefort, 1995). Uma das premissas dessa cultura do consumo é o acúmulo de bens materiais como fonte de realização e felicidade. Vários estudos apontam, porém, que, uma vez atendidas as necessidades essenciais, o sentimento de ser feliz não cresce com a elevação dos níveis de consumo (Bauman, 2008; Shankar et al, 2006). Uma das reações à insatisfação com as promessas não alcançadas da cultura do consumo é a resistência ao consumo. O objetivo deste trabalho é contribuir para os estudos sobre anticonsumo, buscando aprofundar o conhecimento sobre um grupo resistente a um determinado tipo de consumo: o de carne vermelha. Realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa baseada em entrevistas em profundidade com pessoas que não consomem carne vermelha. Os resultados permitiram identificar dois subgrupos de anticonsumidores. O primeiro obedece a motivações pessoais, como rejeição ao sabor da carne ou preservação da saúde. São pessoas que simplesmente não consomem por uma questão de escolha individual ou necessidade médica. Já as pessoas que pertencem ao segundo grupo obedecem a motivações variadas, que compreendem desde questões de saúde até aspectos filosóficos e religiosos, bem como preocupações sociais e ambientais. Várias relataram adotar outras práticas de restrição de consumo voltadas para o respeito ao planeta e aos animais. Esse resultado sugere que há um parentesco entre a resistência ao consumo de carne e o anticonsumo voltado para a preservação do planeta.

 

DOI: 10.5585/remark.v12i3.2335

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Biografía del autor/a

Liana Ribeiro dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - IAG/PUC-Rio

Mestre em Administração pela COPPEAD/UFRJ. Atualmente faz doutorado em Administração no IAG/PUC-Rio.

Renata Céli Moreira da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - IAG/PUC-Rio

Mestre em Administração pelo IAG/PUC-Rio. Atualmente faz doutorado em Administração no IAG/PUC-Rio. Tem interesse na área de Comportamento do Consumidor.

Marie Agnes Chauvel, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

Doutora em Administração (Coppead/UFRJ, 1999), Mestre em Psicologia Social e do Trabalho (USP, 1990) e Psicóloga (USP, 1982). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis (DECAC) da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ).

Publicado

2013-12-06

Cómo citar

Santos, L. R. dos, Silva, R. C. M. da, & Chauvel, M. A. (2013). Anticonsumo no Brasil: Investigando a Percepção dos Anticonsumidores de Carne Vermelha. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 12(3), 23–44. https://doi.org/10.5585/remark.v12i3.2335