Influências da Preocupação Ambiental e do Ceticismo frente à Propaganda no Consumo de Produtos Verdes

Autores/as

  • Dirceu da Silva Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo
  • André Torres Urdan
  • Edgard Monforte Merlo
  • Karina Tonelli Silveira Dias

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v14i4.3155

Palabras clave:

Ceticismo, Intenção de compra, Preocupação Ambiental, Produtos Verdes, Varejo.

Resumen

Com o objetivo analisar a influência do ceticismo e da preocupação ambiental na percepção do indivíduo para a intenção de compra e compra declarada de produtos verdes no varejo, foi realizado um survey com 1233 consumidores para observar este efeito na relação entre intenção e compra declarada de produtos verdes e entender a disposição do consumidor em transformar sua preocupação ambiental e sua confiança no apelo verde do produto em prática. Como resultado, foi observado que o consumidor leva mais em consideração a sua rotina de compra e a sua experiência passada do que a preocupação ambiental e a influência de propagandas com apelo verde. Sendo assim, o consumo de produtos verdes no varejo precisa de mecanismos voltados para a mudança de habito e quebra de paradigmas (consumidor e varejista).

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Biografía del autor/a

Dirceu da Silva, Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo – USPProfessor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho – PPGA/UNINOVE

André Torres Urdan

Doutor em Administração pela FEA-USP Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho – PPGA/UNINOVE

Edgard Monforte Merlo

Doutor em Administração pela FEA - USPProfessor Programa de Pós-Graduação em Administração de Organizações da Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto 

Karina Tonelli Silveira Dias

Graduanda em Administração da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP

Publicado

2015-12-21

Cómo citar

da Silva, D., Urdan, A. T., Merlo, E. M., & Dias, K. T. S. (2015). Influências da Preocupação Ambiental e do Ceticismo frente à Propaganda no Consumo de Produtos Verdes. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 14(4), 529–544. https://doi.org/10.5585/remark.v14i4.3155