COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR AO RECEBER PRESENTES QUE NÃO LHE AGRADAM

Autores/as

  • Jorge Aníbal Cruz Cárdenas Universidade Tecnológica Indoamérica/Universidade de Alcalá
  • Reyes González Universidade de Alicante
  • José Gascó Universidade de Alicante

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v15i3.3233

Palabras clave:

Comportamiento del consumidor, disposición, regalos no gustados.

Resumen

A entrega e o recebimento de presentes têm sido investigada em vários campos, incluindo o comportamento do consumidor. O presente estudo analisa a destinação dada aos presentes que não agradam ao receptor, por uma amostra de 958 indivíduos adultos no Equador (um país latino-americano). A nível descritivo, o destino mais comum de tais presentes foi o armazenamento. A nível multivariante, a idade, o sexo, a renda e o coletivismo do receptor; o impacto do presente na relação doador-receptor; o tempo decorrido desde o recebimento do presente; o preço estimado do presente e se o presente foi utilizado ou não; predizem a destinação a ser dada ao presente que não agradou. Adicionalmente, estes resultados e suas implicações são discutidas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jorge Aníbal Cruz Cárdenas, Universidade Tecnológica Indoamérica/Universidade de Alcalá

Profesor Investigador de la Facultad de Ciencias Administrativas y Económicas en la Universidad Tecnológica Indoamérica.Estudiante del programa de Doctorado en Economía y Gestión Empresarial en la Universidad de Alcalá.

Reyes González, Universidade de Alicante

Doutor em Administração de Empresas. Professor da Universidade de Alicante, Espanha.

José Gascó, Universidade de Alicante

Doutor em Administração de Empresas. Professor da Universidade de Alicante, Espanha.

Publicado

2016-09-28

Cómo citar

Cárdenas, J. A. C., González, R., & Gascó, J. (2016). COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR AO RECEBER PRESENTES QUE NÃO LHE AGRADAM. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 15(3), 314–328. https://doi.org/10.5585/remark.v15i3.3233