A Influência dos filhos no Processo de Decisão de Compra e Consumo alimentar das Famílias

Autores/as

  • Wilson Ravelli Elizeu Maciel Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Dario de Oliveira Lima-Filho Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Filipe Quevedo-Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Leandro Sauer Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v17i4.4141

Palabras clave:

Consumidor infantil, Influência, Compra e consumo de alimentos

Resumen

 

Objetivo: O presente estudo tem como objetivo verificar a influência do consumidor infantil no processo de decisão de compra e consumo de alimentos na família.

Método: Para tanto, foi conduzido um estudo quantitativo-descritivo junto a 304 pais de crianças de 07 (sete) a 12 (doze) anos incompletos, mediante questionários estruturados. Para a análise dos dados utilizou-se de estatística descritiva e análise hierárquica aglomerativa de clusters.

Originalidade/Relevância: Poucos estudos analisam a influência do consumidor infantil na decisão de compra familiar com foco em áreas específicas, como a de alimentos.

Resultados: Foi possível verificar a existência de quatro segmentos distintos de famílias: Famílias concessivas sem restrição econômica, na qual 75,8% das crianças influenciam no processo de decisão de compra e consumo de alimentos na família (37,45% da amostra), Famílias não concessivas com restrição econômica, na qual 50,0% das crianças influenciam (23,87% da amostra), Famílias não concessivas sem restrição econômica, na qual 51,7% das crianças influenciam (11,93% da amostra) e Famílias concessivas com restrição econômica, na qual 84,6% das crianças influenciam (26,75% da amostra).

Contribuições teóricas/metodológicas: Esta pesquisa tratou de forma inédita da análise do processo de decisão de compra e consumo de alimentos na família sob a ótica da percepção dos pais quanto a influência de seus filhos neste, abordando de forma quantitativa esta interação.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Wilson Ravelli Elizeu Maciel, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Dario de Oliveira Lima-Filho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do SulDoutor em Administração pela FGV

Filipe Quevedo-Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor da Escola de Administração e Negócios da Universidade Federal de Mato Grosso do SulDoutor em Administração pela Universidade Nove de Julho

Leandro Sauer, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade federal de Mato grosso do Sul.Doutor em Engenharia Elétrica pela UNICAMP (2003). 

Publicado

2018-09-18

Cómo citar

Maciel, W. R. E., Lima-Filho, D. de O., Quevedo-Silva, F., & Sauer, L. (2018). A Influência dos filhos no Processo de Decisão de Compra e Consumo alimentar das Famílias. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 17(4), 545–560. https://doi.org/10.5585/remark.v17i4.4141

Artículos más leídos del mismo autor/a