Validação de uma Escala Multidimensional para o Uso de Mídias Sociais

Autores/as

  • Larissa Soares de Queiroz Universidade Federal de Sergipe; Faculdade Adventista da Bahia
  • Maria Conceição Melo Silva Luft Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v17i4.3905

Palabras clave:

Mídias Sociais. Teoria do Comportamento Planejado. Escala. Análise Fatorial Confirmatória.

Resumen

Objetivo:  O presente estudo objetiva validar uma escala multidimensional para mensuração do comportamento de utilização de mídias sociais, por meio da Teoria do Comportamento Planejado - TPB (Ajzen, 1991), em uma amostra de usuários de Internet brasileiros.

Método: Foram abordados os caminhos e procedimentos para a validação da escala estabelecida por Analise Fatorial Confirmatória, em uma amostra de 165 internautas brasileiros de todas as regiões do país.

Originalidade/Relevância: Apesar de basear-se em um modelo teórico consagrado, este estudo possui certo teor de originalidade à medida que a escala construída pode ser utilizada na verificação do comportamento do usuário em diversas modalidades de mídias sociais.

Resultados: A análise dos dados apresentou a escala multidimensional proposta com 24 itens de construto assim como os resultados obtidos por meio da Análise Fatorial Confirmatória (AFC) que promoveram o ajustamento da escala, resultando na validação de 19 itens e, consequentemente, da estrutura que a abarca, alcançando índices satisfatórios nos critérios de confiabilidade, validade convergente e validade discriminante.

Contribuições teóricas/metodológicas: A tentativa de construção de uma escala para o uso de mídias sociais, referenciada na TPB, se provou consistente de modo a contribuir para o avanço de pesquisas sobre adoção de mídias sociais e comportamento dos usuários.

 

Contribuições sociais / para a gestão: De igual modo, tal escala também pode ser utilizada por profissionais na investigação do engajamento de clientes com aplicativos de mídia social e deduções sobre o comportamento volitivo.

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Biografía del autor/a

Larissa Soares de Queiroz, Universidade Federal de Sergipe; Faculdade Adventista da Bahia

Mestranda em Administração pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professora do curso de Administração na Faculdade Adventista da Bahia.

Maria Conceição Melo Silva Luft, Universidade Federal de Sergipe

Mestre e Doutora em Administração. Atualmente é docente efetiva do Departamento de Administração da UFS.  Professora do Programa de Pós-graduação em Administração -PROPADM e Administração Pública em Rede-PROFIAP.  Trabalha temáticas ligadas a gestão da tecnologia da informação e inovação nas organizações

Publicado

2018-09-10

Cómo citar

Queiroz, L. S. de, & Luft, M. C. M. S. (2018). Validação de uma Escala Multidimensional para o Uso de Mídias Sociais. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 17(4), 603–619. https://doi.org/10.5585/remark.v17i4.3905