Atividades Marcárias como Recursos de Elaboração da Face em Comunidades Virtuais de Marca: Análise de uma Comunidade Virtual de Consumidores Da Coca-Cola

Autores/as

  • André Luiz Maranhão de Souza Leão UFPE

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v9i2.2168

Palabras clave:

marcas, comunidades virtuais, atividades marcárias, netnografia, face.

Resumen

As relações interpessoais sofreram mudanças expressivas após a inserção da internet na vida social. Deste contexto, podemos destacar as comunidades virtuais e, mais especificamente, comunidades virtuais de marcas. Assumindo que o “eu” seja uma construção social promovida nas interações sociais, este estudo objetiva analisar o comportamento verbal de participantes de comunidades virtuais de marcas em relação a estas como meio de elaboração de suas faces (Goffman, 2006). Neste sentido, assumimos a noção de o que e como dizemos as coisas são comportamentos sociais (Austin, 1990) e utilizamos o conceito de “atividades marcárias”, desenvolvido por Leão e Mello (2009). Para tal, selecionamos uma comunidade de consumidores da Coca-Cola como terreno investigativo, onde realizamos uma “netnografia da comunicação”, suportada por uma análise de discurso funcional. Por fim, aspectos teóricos e práticos são considerados. 

DOI: 10.5585/remark.v9i2.2168

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Biografía del autor/a

André Luiz Maranhão de Souza Leão, UFPE

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor adjunto do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Pernambuco (DCA/UFPE). Membro permanente do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD/UFPE). Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 (CNPq). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Inovação, Tecnologia e Consumo (GITEC).

Publicado

2010-10-06

Cómo citar

Leão, A. L. M. de S. (2010). Atividades Marcárias como Recursos de Elaboração da Face em Comunidades Virtuais de Marca: Análise de uma Comunidade Virtual de Consumidores Da Coca-Cola. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 9(2), 85–112. https://doi.org/10.5585/remark.v9i2.2168