O comportamento dos consumidores em relação ao descarte de bens de valor emocional e hedônico
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v20i3.17448Palabras clave:
Comportamento de Descarte do Consumidor, Valor emocional, Valor hedônico, Dissonância pós-descarte.Resumen
Objetivo: Analisar os fatores que influenciam o comportamento de descarte de bens de valor emocional e hedônico e suas consequências para o consumidor.
Método: Esta pesquisa possui natureza qualitativa. Os dados foram coletados a partir de entrevistas em profundidade e foram submetidos à análise de conteúdo.
Originalidade/Relevância: Há poucas pesquisas sobre comportamento de descarte. Dentre elas, a maioria está focada em bens utilitários, tais como eletrônicos. Por sua vez, este estudo foca no descarte de bens de valor emocional e hedônico, um processo que é mais complexo, dado o envolvimento do consumidor com o objeto. Verificou-se a implicação da decisão de descarte em processos decisórios de compras futuras.
Resultados: Os resultados estão definidos a partir das seguintes categorias: alternativas de descarte, significados e sentimentos associados aos bens de valor emocional e hedônico, motivações e fatores de influência para o descarte de bens dessa natureza e sentimentos pós-descarte. As alternativas de descarte identificadas foram: doar, trocar, vender, guardar, jogar no lixo ou reutilizar. A opção de descarte é pautada por fatores intrínsecos, atributos tangíveis e intangíveis do produto e fatores situacionais. Foram identificados significados e sentimentos associados a esses bens, como nostalgia, apego, fantasia e amor. Dependendo da alternativa de descarte, o consumidor experimentará sentimentos positivos ou dissonância pós-descarte, manifestada como arrependimento, lamentação, insegurança e ansiedade.
Contribuições teóricas/metodológicas: Identificação de novas categorias na análise do comportamento de descarte dos consumidores em relação aos bens de valor emocional e hedônico. Além de implicações do descarte em outras etapas do processo decisório do consumidor (busca de informações internas pré-compra e compra per se). Definição do sentimento de dissonância pós-descarte.
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