Marketing Ambiental: Análise da Produção Científica Brasileira

Autores

  • Weslei Maique Oliveira Lopes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Wesley Ricardo de Souza Freitas Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/CPAR

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v15i3.3189

Palavras-chave:

Marketing Verde, Marketing Ambiental, Produção Científica.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo identificar as tendências e rumos do marketing ambiental no Brasil, a partir de um levantamento da produção científica nacional, período dos últimos dez anos (2006-2015), a fim de verificar possíveis mudanças evolutivas na orientação e aplicação do marketing. Como metodologia, a pesquisa adotou um caráter exploratório, com abordagem qualitativa e a pesquisa bibliográfica como instrumento de coleta. Nas revistas científicas de Administração do Brasil (Qualis A1 a B3) foram buscados todos os artigos com o assunto “marketing”. Os resultados indicaram que as publicações de marketing ambiental correspondem a 6,88% do total de artigos nos últimos dez anos. Desta forma, com base nas pesquisas brasileiras, constata-se que o marketing ambiental é uma fonte de vantagem competitiva, porém ainda não faz parte da cultura organizacional. Portanto,  apresenta-se uma agenda de pesquisa no sentindo de contribuir para o avanço da prática do marketing ambiental nas empresas. 

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Biografia do Autor

Weslei Maique Oliveira Lopes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Bacharel em Administração (UFMS/CPAR)

Wesley Ricardo de Souza Freitas, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/CPAR

Doutor em Administração (Uninove) e Prof. Adjunto na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Cpar

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Publicado

27.09.2016

Como Citar

Lopes, W. M. O., & Freitas, W. R. de S. (2016). Marketing Ambiental: Análise da Produção Científica Brasileira. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 15(3), 355–372. https://doi.org/10.5585/remark.v15i3.3189

Edição

Seção

Artigos