Consultoria: Um Estudo sobre o Papel do Consultor na Formação da Estratégia Organizacional
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v11i1.1751Palavras-chave:
Consultoria, Estratégia, Prática.Resumo
No tocante à formulação da estratégia organizacional, esta prática ganha destaque como ferramenta, uma vez que o que é realmente feito, por meio de repetições e aceitação social, significa praticar estratégia, ou estrategizar. Dessa forma, a estratégia é uma atividade situada, socialmente construída por atores em interação, conectada com o contexto em que ela acontece. Neste sentido, Whittington (2006) aponta a importância de terceiros, consultores ou parceiros, no processo de constituição da estratégia, por meio da reformulação, transferência ou introdução de novas práticas. Diante disto, este estudo qualitativo, objetiva analisar o papel do consultor na formação da estratégia organizacional, a partir dos estudos da estratégia como prática. Quanto aos resultados, pode-se destacar que o processo de consultoria em estratégia não pode ser visto como a aplicação de uma metodologia pré-estabelecida, mas sim deve ajudar o cliente a refletir sobre sua prática profissional, para que ele, de forma autônoma, possa se tornar capaz de diagnosticar e solucionar seus próprios problemas. Para tanto, o consultor precisa estudar as experiências vividas pelos profissionais e compreender as ações que constituem sua realidade em fazer estratégia, no tocante ao processo de formulação, implementação e comunicação desta. O consultor deve desenvolver diversas atividades estratégicas organizacionais, legitimadas pelos contextos extra ou intraorganizacional, para que os profissionais da organização contratante reflitam sobre suas práxis e as adaptem ao mesmo tempo em que exploram sua diversidade.
DOI:10.5585/riae.v11i1.1751
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