Consultoria: Um Estudo sobre o Papel do Consultor na Formação da Estratégia Organizacional

Autores

  • Antonio de Souza Silva Júnior UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Claudemir Inácio dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Marcos Gilson Gomes Feitosa UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Raphaela Maria de Castro e Silva Vidal Faculdade Santa Helena

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v11i1.1751

Palavras-chave:

Consultoria, Estratégia, Prática.

Resumo

No tocante à formulação da estratégia organizacional, esta prática ganha destaque como ferramenta, uma vez que o que é realmente feito, por meio de repetições e aceitação social, significa praticar estratégia, ou estrategizar. Dessa forma, a estratégia é uma atividade situada, socialmente construída por atores em interação, conectada com o contexto em que ela acontece. Neste sentido, Whittington (2006) aponta a importância de terceiros, consultores ou parceiros, no processo de constituição da estratégia, por meio da reformulação, transferência ou introdução de novas práticas. Diante disto, este estudo qualitativo, objetiva analisar o papel do consultor na formação da estratégia organizacional, a partir dos estudos da estratégia como prática. Quanto aos resultados, pode-se destacar que o processo de consultoria em estratégia não pode ser visto como a aplicação de uma metodologia pré-estabelecida, mas sim deve ajudar o cliente a refletir sobre sua prática profissional, para que ele, de forma autônoma, possa se tornar capaz de diagnosticar e solucionar seus próprios problemas. Para tanto, o consultor precisa estudar as experiências vividas pelos profissionais e compreender as ações que constituem sua realidade em fazer estratégia, no tocante ao processo de formulação, implementação e comunicação desta. O consultor deve desenvolver diversas atividades estratégicas organizacionais, legitimadas pelos contextos extra ou intraorganizacional, para que os profissionais da organização contratante reflitam sobre suas práxis e as adaptem ao mesmo tempo em que exploram sua diversidade.

DOI:10.5585/riae.v11i1.1751

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio de Souza Silva Júnior, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Professor Assistente, do Núcleo de Gestão da Universidade Federal de Pernambuco, Campus do Agreste

Claudemir Inácio dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Professor Assistente do departamento de ciências administrativas da Universidade Federal de Pernambuco, Campus Recife

Marcos Gilson Gomes Feitosa, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco

Raphaela Maria de Castro e Silva Vidal, Faculdade Santa Helena

Professora do Curso de Administração da Faculdade Santa Helena

Downloads

Publicado

01.04.2012

Como Citar

Silva Júnior, A. de S., Santos, C. I. dos, Feitosa, M. G. G., & Vidal, R. M. de C. e S. (2012). Consultoria: Um Estudo sobre o Papel do Consultor na Formação da Estratégia Organizacional. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 11(1), 178–203. https://doi.org/10.5585/ijsm.v11i1.1751

Edição

Seção

Artigos