Entendendo as Práxis Estratégicas de uma Franqueada a Partir das Práticas Instituídas pelo Sistema de Franquias

Josué Vitor Medeiros Júnior, Miguel Moreno Añez, Hilka Pelizza Vier Machado

Resumo


O artigo objetiva apresentar como algumas das práticas estabelecidas pelo franqueador são transformadas em práxis durante o fazer estratégico na realidade de uma franqueada pertencente a um sistema de franquias formatado. Dada a complexidade nas relações entre franqueado e franqueador em um sistema de franquias e suas implicações nas estratégias desenvolvidas por estes atores, adotou-se nesta pesquisa de natureza qualitativa o referencial teórico baseado na abordagem denominada Estratégia como Prática, que busca compreender o fazer Estratégia considerando seus atores envolvidos (os praticantes), as práticas instituídas e incorporadas, além das práxis que representam a efetiva realização das ações estratégicas, construídas e reconstruídas socialmente. Para coleta dos dados, foram realizadas entrevistas abertas em profundidade com a proprietária de duas lojas franqueadas, localizadas em uma cidade do interior do Nordeste do Brasil. Os dados foram analisados e categorizados em função das respostas da franqueada sobre como responde às práticas instituídas pelo sistema de franquias. Como resultado, foram identificadas quatro categorias que representam práticas relevantes: encontros promovidos pelo franqueador, planejamento anual do franqueado, visita de consultores e estratégias comerciais de vendas. Pôde-se concluir que embora haja um controle considerável do franqueador sobre seus franqueados, muitas das práticas do sistema de franquias são adaptadas e transformadas em práxis pelo franqueado, muitas vezes de maneira distinta do que foi instituído originalmente. Ressalta-se a importância da abordagem de estratégia como prática no entendimento da construção e interpretação da estratégia em um sistema de franquias baseado nas relações sociais desenvolvidas neste sistema.

DOI:10.5585/riae.v11i2.1840


Palavras-chave


Estratégia como Prática; Práticas Estratégicas; Sistemas de Franquias.

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DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v11i2.1840

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