EMPREENDEDORISMO E ESTRATÉGIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO: UM CASO NO SETOR DE EVENTOS DE MANAGEMENT
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v9i1.1636Palavras-chave:
Empreendedorismo, Internacionalização, Serviços, Reputação, EstratégiaResumo
Esta pesquisa trata do processo de internacionalização de uma empresa de serviços com origem em três empreendedores brasileiros. O objetivo, a partir de um estudo de caso único, foi identificar as características de empreendedorismo internacional, seu alinhamento com as teorias de internacionalização, como a escola nórdica de negócios internacionais, os modos de entrada e o desenvolvimento de competências essenciais que possibilitaram seu sucesso global. Como resultado, são destacados: 1) o papel empreendedor de seus fundadores, e “re-fundadores”, no Brasil e na Argentina; 2) a reputação como competência essencial; 3) o papel crítico dos relacionamentos e das redes internacionais, envolvendo os gurus de gestão e CEOs; 4) a replicação de conhecimento dentro do HSM Group; 5) a HSM Group também segue a lógica incremental do Modelo de Uppsala, bem como apresenta a abordagem de redes.
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