EMPREENDEDORISMO E ESTRATÉGIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO: UM CASO NO SETOR DE EVENTOS DE MANAGEMENT

Belmiro N. João, João Gonçalves Monteiro Jr, Aparecida Honório Dias, Fabrício César Bastos

Resumo


Esta pesquisa trata do processo de internacionalização de uma empresa de serviços com origem em três empreendedores brasileiros. O objetivo, a partir de um estudo de caso único, foi identificar as características de empreendedorismo internacional, seu alinhamento com as teorias de internacionalização, como a escola nórdica de negócios internacionais, os modos de entrada e o desenvolvimento de competências essenciais que possibilitaram seu sucesso global. Como resultado, são destacados: 1) o papel empreendedor de seus fundadores, e “re-fundadores”, no Brasil e na Argentina; 2) a reputação como competência essencial; 3) o papel crítico dos relacionamentos e das redes internacionais, envolvendo os gurus de gestão e CEOs; 4) a replicação de conhecimento dentro do HSM Group; 5) a HSM Group também segue a lógica incremental do Modelo de Uppsala, bem como apresenta a abordagem de redes.

 


Palavras-chave


Empreendedorismo; Internacionalização; Serviços; Reputação; Estratégia

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DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v9i1.1636

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