UMA APLICAÇÃO CONJUNTA DAS ANÁLISES SWOT/PEST PARA AVALIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS NO VAREJO

Harrison Bachion Ceribeli, Lucas Sciencia do Prado, Edgard Monforte Merlo

Resumo


Este trabalho teve como principal objetivo discutir e analisar as estratégias de defesa de mercado desenvolvidas por duas empresas, frente à entrada de novos concorrentes. O método utilizado foi um estudo de casos múltiplos, sendo analisadas duas empresas: uma rede supermercadista e uma instituição de ensino. Para análise dos resultados, foi realizado um estudo dos pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades (SWOT) e uma análise do macro-ambiente em que as empresas atuam (PEST). Os dados da PEST foram classificados conjuntamente com os resultados da SWOT, dando origem a uma matriz de análise conjunta SWOT/PEST. Como conclusões, constatou-se que a utilização de estratégias de defesa de mercado, no segmento de varejo/serviços, baseadas no fortalecimento da marca é eficaz; entretanto, aquelas devem vir acompanhadas de ações voltadas também para a variável preço, principalmente quando os concorrentes adotam políticas agressivas de precificação.

 

http://dx.doi.org/10.5585/riae.v9i1.1655


Palavras-chave


Estratégia; Vantagem competitiva; Defesa de mercado; Análise SWOT/PEST

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/ijsm.v9i1.1655

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2010 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
e-ISSN: 2176-0756
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=riae

Copyright © 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM) All rights reserved.
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) ©2020 Todos os direitos reservados.