Planejando publicações acadêmicas – o papel do pesquisador e o desenvolvimento de propostas publicáveis

Fellipe Silva Martins, Paulo Ribeiro Felisoni, Marcos Antonio Gaspar

Resumo


Objetivo: Analisar o desenvolvimento de projetos de pesquisa acadêmica sobre o prisma do pesquisador como profissional, da pesquisa como proposta e do encaixe do pesquisador e da pesquisa na Academia.

Método: É utilizado como base o livro Designing Research for Publication, de Anne Sigismund Huff (que, por sua vez, contém adendos de outros autores), acrescido de literatura relevante sobre pesquisa e pesquisadores.

Originalidade/relevância: Por mais que o campo de ciências sociais aplicadas tenha um arcabouço de obras à sua disposição cujo propósito é discutir projetos de pesquisa, poucas obras se propõem juntar o nível macro (a Academia e sua fluidez na condução de pesquisa e geração de teoria) e o nível micro (o projeto de pesquisa, a proposta e o valor desta), por meio da discussão da ponte entre eles realizada pelo pesquisador num processo deliberado, e ainda dos diversos interesses aos quais um projeto de pesquisa serve.

Resultados: A análise do livro em comparação com a literatura corrente permite perceber os desafios do pesquisador em ciências sociais aplicadas em equilibrar objetivos de pesquisa pessoais, necessidades da área em que se insere e balancear os aspectos ativos de planejar contribuições na teoria com o lado passivo de explicação da teoria.

Contribuições teóricas/metodológicas: Pesquisa acadêmica em ciências sociais aplicadas raramente é discutida em termos de pressões institucionais divergentes ao próprio processo de desenvolvimento da pesquisa, e menos ainda quanto aos efeitos entre níveis diferentes. A obra analisada não tem propósito prescritivo acadêmico, mas permite inferir que muitas vezes a subotimalidade no resultado das propostas de pesquisa se deve às divergências entre as instituições envolvidas e seus diferentes graus de envolvimento e expectativas, bem como na má interpretação de microfundamentos na pesquisa acadêmica. A combinação de conflitos institucionais com efeitos adversos de diferentes níveis (além dos aspectos técnicos inadequados comumente encontrados), podem ser motivos centrais no insucesso de projetos de pesquisa.


Palavras-chave


Metodologia; Pesquisa científica; Projeto de pesquisa; Construção de teoria.

Texto completo:

PDF

Referências


Ahlstrom, D., Bruton, G. D., & Zhao, L. (2013). Turning good research into good publications. Nankai Business Review International, 4(2), 92-106, 2013.

Antons, D., Joshi, A. M., & Salge, T. O. (2019). Content, contribution, and knowledge consumption: Uncovering hidden topic structure and rhetorical signals in scientific texts. Journal of Management, 45(7), 3035-3076.

Arbaugh, J. B., Asarta, C. J., Hwang, A., Fornaciari, C. J., Bento, R. F., & Dean, K. L. (2017). Key authors in business and management education research: Productivity, topics, and future directions. Decision Sciences Journal of Innovative Education, 15(3), 268-302.

Azoulay, P., Stuart, T., & Wang, Y. (2014). Matthew: Effect or fable?. Management Science, 60(1), 92-109.

Barney, J. A. Y., & Felin, T. (2013). What are microfoundations?. Academy of Management Perspectives, 27(2), 138-155.

Bartunek, J. M., & Rynes, S. L. (2010). The construction and contributions of “implications for practice”: What's in them and what might they offer?. Academy of management Learning & education, 9(1), 100-117.

Bjerregaard, T. (2010). Industry and Academia in convergence: Micro-institutional dimensions of R&D collaboration. Technovation, 30(2), 100-108.

Bothner, M. S., Podolny, J. M., & Smith, E. B. (2011). Organizing contests for status: The Matthew effect vs. the Mark effect. Management Science, 57(3), 439-457.

Booth, W. C., Booth, W. C., Colomb, G. G., Colomb, G. G., Williams, J. M., & Williams, J. M. (2003). The craft of research. University of Chicago press.

Brinberg, D., & McGrath, J. E. (1985). Validity and the research process. Sage Publications, Inc.

Campbell, J. P., Daft, R. L., & Hulin, C. L. (1982). What to study: Generating and developing research questions (Vol. 6). Sage Publications, Inc.

Canagarajah, A. S. (1996). “Nondiscursive” requirements in academic publishing, material resources of periphery scholars, and the politics of knowledge production. Written communication, 13(4), 435-472.

Creswell, J. W., & Creswell, J. D. (2017). Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. Sage publications.

Fahnestock, J. (1982). A rhetoric of argument. Random House.

Falaster, C., Ferreira, M. P., & Serra, F. R. (2016). The research productivity of new Brazilian PhDs in management. Management Research: The Journal of the Iberoamerican Academy of Management.

Ferreira, M. A. S. P. V. (2013). A pesquisa e a estruturação do artigo acadêmico em administração. Revista Ibero-Americana de Estratégia, 12(2), 1.

Ferreira, M. P. (2015). Pesquisa em Administração e ciências sociais aplicadas. Grupo Gen-LTC.

Galvan, J. L., & Galvan, M. C. (2017). Writing literature reviews: A guide for students of the social and behavioral sciences. Taylor & Francis.

Hanauer, D. I., Sheridan, C. L., & Englander, K. (2019). Linguistic injustice in the writing of research articles in English as a second language: Data from Taiwanese and Mexican researchers. Written Communication, 36(1), 136-154.

Hunt, J. G., & Blair, J. D. (1987). Content, process, and the Matthew effect among management academics. Journal of Management, 13(2), 191-210.

Jaccard, J., & Jacoby, J. (2019). Theory construction and model-building skills: A practical guide for social scientists. Guilford Publications.

Järvilehto, L. (2015). The nature and function of intuitive thought and decision making. Springer International Publishing.

Kumar, R. (2019). Research methodology: A step-by-step guide for beginners. Sage Publications Limited.

Kwon, S., Liu, X., Porter, A. L., & Youtie, J. (2019). Research addressing emerging technological ideas has greater scientific impact. Research Policy, 48(9), 103834.

López-Navarro, I., Moreno, A. I., Quintanilla, M. Á., & Rey-Rocha, J. (2015). Why do I publish research articles in English instead of my own language? Differences in Spanish researchers’ motivations across scientific domains. Scientometrics, 103(3), 939-976.

Martins, F. S., Falaster, C. D.; Hsu, P. L.; Martins, C. S. Strategic responses for dealing with conflicting institutional logics. SemeAd 23 annals, 2020.

Merton, R. K. (1968). The Matthew effect in science: The reward and communication systems of science are considered. Science, 159(3810), 56-63.

Petersen, A. M., Jung, W. S., Yang, J. S., & Stanley, H. E. (2011). Quantitative and empirical demonstration of the Matthew effect in a study of career longevity. Proceedings of the National Academy of Sciences, 108(1), 18-23.

Ramsey, C. (2011). Provocative theory and a scholarship of practice. Management Learning, 42(5), 469-483.

Ridder, H. G. (2017). The theory contribution of case study research designs. Business Research, 10(2), 281-305.

Sarasvathy, S. D. (2003). Entrepreneurship as a science of the artificial. Journal of Economic Psychology, 24(2), 203-220.

Sauermann, H., & Stephan, P. (2013). Conflicting logics? A multidimensional view of industrial and academic science. Organization science, 24(3), 889-909.

Serra, F. A. R. (2015). Constructing a literature review. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 14, 1-05.

Serra, F. A. R. (2017). Dez recomendações para aumentar a possibilidade de publicação do seu artigo. Revista Ibero Americana de Estratégia, 16(3), 1-4.

Sigismund, A. (2016). Anne Sigismund HUFF (1998), Writing for Scholarly Publication as a contribution to scholarly conversation. M@ n@ gement, 19(3), 240-247.

Simon, H. A. (1969). The sciences of the artificial. Cambridge, MA.

Simon, H. A. (1988). The science of design: Creating the artificial. Design Issues, 67-82.

Singh, Y. K. (2019). Fundamentals of Research Methodology and Statistics.

Strunk, W. (2007). The elements of style. Penguin.

Tranfield, D., Huff, A., & Van Aken, J. E. (2006). Management as a design science mindful of art and surprise. Journal of Management Inquiry, 15(4), 413-424.




DOI: https://doi.org/10.5585/riae.v19i3.18390

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista Ibero-Americana de Estratégia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM)
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE)
e-ISSN: 2176-0756
https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=riae

Copyright © 2020 Iberoamerican Journal of Strategic Management (IJSM) All rights reserved.
Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE) ©2020 Todos os direitos reservados.