Storytelling to the Identification of Strategy as Practice

Autores/as

  • Cláudio Reis Gonçalo UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí
  • Maria de Lourdes Borges UNILASALLE - Centro Universitário La Salle
  • Alessandra Cassol UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí
  • Rafael Pereira Ocampo Moré UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v12i1.1902

Palabras clave:

Storytelling, Intended Strategy, Strategy as Practice.

Resumen

O objetivo deste estudo é identificar conceitos e aplicações da abordagem narrativa em diferentes contextos de pesquisa. Em particular, a partir da investigação de experiências recentes com o uso de contar histórias, este estudo identificou uma estrutura de análise da estratégia praticada. Esta estrutura é baseada na utilização do relatório de histórias para identificar a diferença entre a intenção estratégica e a estratégia praticada. O uso de histórias como um veículo para transmitir mensagens e informações de retorno permite que a estratégia de terminação para ser melhor compreendida. A partir da perspectiva de um ambiente de organização complexa, destinado a estratégia será diferente da estratégia praticada. Tal lacuna contém um paralelismo entre o tempo da história singular, o que aconteceu com a realização da intenção estratégica eo tempo do processo de desenvolvimento estratégico. Neste período de tempo, ações individuais acontecer que formam a história oral, coerente ou não com a intenção de objetivos estratégicos. Este artigo pretende contribuir com agregação de valor por histórias que relatam, em diferentes resoluções de problemas e contextos organizacionais, como uma forma de análise da estratégia praticada. A análise proposta mostra-se a partir da aplicação de contar histórias, valorizado como uma abordagem de pesquisa organizacional para a identificação da evolução e do desempenho da estratégia. Sugere-se que esta análise dinâmica pode criar uma capacidade estratégica representado pela prossecução do futuro imaginado por uma disciplina sistemática de compreender as ações nas atividades organizacionais.

Descargas

Biografía del autor/a

Cláudio Reis Gonçalo, UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí

Programa de Pós-Graduação em Administração

Maria de Lourdes Borges, UNILASALLE - Centro Universitário La Salle

Programa de Pós-Graduação da Unilasalle

Alessandra Cassol, UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí

Programa de Pós Graduação em Administração

Rafael Pereira Ocampo Moré, UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí

Programa de Pós-Graduação em Administração

Publicado

2013-03-01

Cómo citar

Gonçalo, C. R., Borges, M. de L., Cassol, A., & Ocampo Moré, R. P. (2013). Storytelling to the Identification of Strategy as Practice. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 12(1), 131–153. https://doi.org/10.5585/ijsm.v12i1.1902

Número

Sección

Articles
Visualizaciones
  • Resumen 232
  • pdf (Português (Brasil)) 185