Determinantes de Desempenho do Setor de Flores
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v17i3.2613Palavras-chave:
Determinantes de Desempenho. Tripé da Estratégia. Agronegócio de Flores.Resumo
O agronegócio de flores surgiu no Ceará nos anos 2000, com o intuito de
Objetivo: identificar os determinantes de desempenho das principais produtoras de flores da Serra da Ibiapaba, utilizando o Tripé da Estratégia.
Método: Baseada na metodologia qualitativa, a pesquisa de campo ocorreu por meio de entrevista junto a duas produtoras de flores e ao Instituto Agropolos.
Originalidade/Relevância: No Brasil, existem poucos trabalhos voltados ao agronegócio de flores e quando há, são escassos os que avaliam aspectos relacionados a estratégias empresariais.
Resultados: Pode-se constatar que a baixa intensidade das forças competitivas (rivalidade dos concorrentes, poder de barganha de clientes, ameaça de produtos substitutos ou novos entrantes), os recursos intangíveis (humanos, inovadores e reputacionais) e as forças institucionais informais (cultura, satisfação e identificação das equipes com a atividade) são determinantes do desempenho superior das produtoras de flores pesquisadas.
Contribuições teóricas: Traz para a academia as perspectivas estratégicas na explicação de fenômenos organizacionais específicos por meio da utilização do Tripé (Peng, 2014), há amplo espaço para discussões sobre o framework.
Contribuições para a gestão: Os resultados são ainda mais significativos para gestores do agronegócio de flores localizados na Serra da Ibiapaba, aos órgãos de suporte a cadeia produtiva, que de posse dessas informações, podem obter esclarecimento sobre erros e acertos na tomada de decisão, e direcionar esforços a fim de sistematizar o processo e aumentar a possibilidade de êxito.
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Copyright (c) 2018 Cristiane de Sousa Florêncio, Oderlene Vieira de Oliveira

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- Resumo 245
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