Marketing ambiental e redes internacionais: o caso Orsa Florestal

Autores

  • Marco Antonio Conejero
  • Marcos Fava Neves

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v5i1.98

Palavras-chave:

Madeira certificada. Manejo florestal. Marketing ambiental. Redes internacionais.

Resumo

A certificação de produtos e processos é uma exigência dos compradores de madeira nos Estados Unidos e nos países europeus. Para atender ao mercado externo, o Brasil vem acompanhando essa tendência. A certificação atesta que o produto é ecologicamente correto, ou seja, vem de uma floresta bem manejada, é socialmente justo e economicamente viável, além de cumprir todas as leis vigentes no setor. Entretanto, a empresa “verde” só consegue oferecer produtos diferenciados seus consumidores em razão de manter relacionamentos empresariais para produção e distribuição dos artigos nas especificações requeridas. Conseqüentemente, as empresas se relacionam cada vez mais e são interdependentes, formando as chamadas “redes”. Este trabalho procurou verificar se o conceito de redes é aplicável à empresa Orsa Florestal, por meio de um estudo de caso. Como conclusão, constatou-se que ela faz parte de uma cadeia produtiva, e não de uma rede, adaptando-se às regras e aos padrões exigidos pelo negócio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

27.12.2007

Como Citar

Conejero, M. A., & Neves, M. F. (2007). Marketing ambiental e redes internacionais: o caso Orsa Florestal. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 5(1), 75–85. https://doi.org/10.5585/ijsm.v5i1.98

Edição

Seção

Artigos