Concepção, Aplicação e Aprimoramento de uma Metodologia de Planejamento Estratégico para a Pequena e Média Empresa, com Base na Construção de Concorrente Imaginário

Autores

  • Nelson Santos Machado Universidade do Oeste de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v11i1.1824

Palavras-chave:

Concorrente Imaginário, Pequena e Média Empresa, Planejamento Estratégico.

Resumo

Este artigo retrata os resultados de cinco (5) pesquisas realizadas no extremo-oeste de Santa Catarina. Tais pesquisas tiveram como objetivo central a construção, aplicação e aprimoramento de uma metodologia de planejamento estratégico adaptado às pequenas e médias empresas, para as quais as metodologias convencionais têm se mostrado complexas, custosas e de resultados contestáveis. A partir dos estudos de Fahey (2003) inseriu-se a construção de um concorrente imaginário como ferramenta de análise do ambiente externo e interno, bem como para o estabelecimento de estratégias e ações para que a própria empresa, num horizonte de tempo, adquira características desse concorrente fictício. Os procedimentos metodológicos são de cunho qualitativo, o delineamento é o de estudo de caso, com a adoção da pesquisa-ação na coleta e interpretação dos dados, tendo como sujeitos da pesquisa funcionários das empresas objeto dos estudos. As pesquisas foram realizadas entre 2004 e 2010 em empresas dos setores de serviços, comercial e industrial. Como resultado, pode-se afirmar que esta metodologia demonstrou aplicabilidade e viabilidade, podendo ser adotada por outras empresas de porte e características semelhantes às testadas empiricamente. As principais vantagens são o processo criativo que envolve a construção do concorrente imaginário, o caráter participativo e do uso da pesquisa-ação, assim como o apego qualitativo que se centra em escolhas fundadas nas vivências dos participantes, mais do que em séries estatísticas, embora estas sejam utilizadas.

DOI:10.5585/riae.v11i1.1824

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nelson Santos Machado, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Nelson Santos Machado possui graduação em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991), especialização em Desenvolvimento Gerencial pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1995) , Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) . Atualmente é professor titular do Mestrado Profissional em Administração da Universidade do Oeste de Santa Catarina e Membro de corpo editorial da RACE. Revista de Administração, Contabilidade e Economia. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Universitária. Atuando principalmente nos seguintes temas: Estrutura Organizacional, Poder, Estratégia, Adaptação Estratégica, Gestão Universitária

Downloads

Publicado

01.04.2012

Como Citar

Machado, N. S. (2012). Concepção, Aplicação e Aprimoramento de uma Metodologia de Planejamento Estratégico para a Pequena e Média Empresa, com Base na Construção de Concorrente Imaginário. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 11(1), 92–119. https://doi.org/10.5585/ijsm.v11i1.1824

Edição

Seção

Artigos
Visualizações
  • Resumo 144
  • PDF 141