Concepção, Aplicação e Aprimoramento de uma Metodologia de Planejamento Estratégico para a Pequena e Média Empresa, com Base na Construção de Concorrente Imaginário
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v11i1.1824Palavras-chave:
Concorrente Imaginário, Pequena e Média Empresa, Planejamento Estratégico.Resumo
Este artigo retrata os resultados de cinco (5) pesquisas realizadas no extremo-oeste de Santa Catarina. Tais pesquisas tiveram como objetivo central a construção, aplicação e aprimoramento de uma metodologia de planejamento estratégico adaptado às pequenas e médias empresas, para as quais as metodologias convencionais têm se mostrado complexas, custosas e de resultados contestáveis. A partir dos estudos de Fahey (2003) inseriu-se a construção de um concorrente imaginário como ferramenta de análise do ambiente externo e interno, bem como para o estabelecimento de estratégias e ações para que a própria empresa, num horizonte de tempo, adquira características desse concorrente fictício. Os procedimentos metodológicos são de cunho qualitativo, o delineamento é o de estudo de caso, com a adoção da pesquisa-ação na coleta e interpretação dos dados, tendo como sujeitos da pesquisa funcionários das empresas objeto dos estudos. As pesquisas foram realizadas entre 2004 e 2010 em empresas dos setores de serviços, comercial e industrial. Como resultado, pode-se afirmar que esta metodologia demonstrou aplicabilidade e viabilidade, podendo ser adotada por outras empresas de porte e características semelhantes às testadas empiricamente. As principais vantagens são o processo criativo que envolve a construção do concorrente imaginário, o caráter participativo e do uso da pesquisa-ação, assim como o apego qualitativo que se centra em escolhas fundadas nas vivências dos participantes, mais do que em séries estatísticas, embora estas sejam utilizadas.
DOI:10.5585/riae.v11i1.1824
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