Stakeholders e Apart-Hotéis: Estudo de Casos Múltiplos

Autores

  • Elizabeth Kyoko Wada Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v11i2.1842

Palavras-chave:

Stakeholders, Gestão Estratégica, Serviços, Apart-Hotéis, Flat.

Resumo

Os meios de hospedagem envolvem um amplo leque de atores e agentes sociais, além de diferentes modelos de negócios. As estratégias de gestão neste setor têm sido cada vez mais importantes para a sustentabilidade em longo prazo dos negócios e competitividade das organizações. Nesse sentido, este estudo propõe analisar as interações entre os apart-hotéis e seus stakeholders para um aprimoramento dos serviços prestados, alinhando a interface da administração estratégica, sob o ponto de vista dos gestores e seus key stakeholders. Através de uma pesquisa exploratória com caráter qualitativo e estudo de casos múltiplos, nas empresas Travel Inn Hotéis, Slaviero Hotéis e Etoile George V. Empreendimentos brasileiros, que gerenciam meios de hospedagem com conceitos de apart-hotel, reunindo características que viabilizaram a análise comparativa do estudo. Para o entendimento conceitual, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre stakeholders, utilizando-se a obra de Freeman (1984); Freeman et al. (2010) como referência para a pesquisa. A investigação foi realizada através de entrevistas semiestruturadas com os gestores dos meios de hospedagem e seus key stakeholders, além de observações diretas e documentação. Por intermédio dessa pesquisa foi possível identificar que nem todos os grupos de influência são considerados no planejamento de serviços dos flats. Porém, as organizações pesquisadas apontam que o mercado tem percebido a importância dos grupos que são influenciados e influenciam em seus objetivos, e por isso, cada vez mais estão despertando para inserção desses grupos em seu planejamento estratégico.

DOI:10.5585/riae.v11i2.1842

Downloads

Downloads

Publicado

01.08.2012

Como Citar

Wada, E. K. (2012). Stakeholders e Apart-Hotéis: Estudo de Casos Múltiplos. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 11(2), 145–169. https://doi.org/10.5585/ijsm.v11i2.1842

Edição

Seção

Artigos
Crossref
0
Scopus
0
Visualizações
  • Resumo 234
  • PDF 432