Stakeholders e Apart-Hotéis: Estudo de Casos Múltiplos
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v11i2.1842Palavras-chave:
Stakeholders, Gestão Estratégica, Serviços, Apart-Hotéis, Flat.Resumo
Os meios de hospedagem envolvem um amplo leque de atores e agentes sociais, além de diferentes modelos de negócios. As estratégias de gestão neste setor têm sido cada vez mais importantes para a sustentabilidade em longo prazo dos negócios e competitividade das organizações. Nesse sentido, este estudo propõe analisar as interações entre os apart-hotéis e seus stakeholders para um aprimoramento dos serviços prestados, alinhando a interface da administração estratégica, sob o ponto de vista dos gestores e seus key stakeholders. Através de uma pesquisa exploratória com caráter qualitativo e estudo de casos múltiplos, nas empresas Travel Inn Hotéis, Slaviero Hotéis e Etoile George V. Empreendimentos brasileiros, que gerenciam meios de hospedagem com conceitos de apart-hotel, reunindo características que viabilizaram a análise comparativa do estudo. Para o entendimento conceitual, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre stakeholders, utilizando-se a obra de Freeman (1984); Freeman et al. (2010) como referência para a pesquisa. A investigação foi realizada através de entrevistas semiestruturadas com os gestores dos meios de hospedagem e seus key stakeholders, além de observações diretas e documentação. Por intermédio dessa pesquisa foi possível identificar que nem todos os grupos de influência são considerados no planejamento de serviços dos flats. Porém, as organizações pesquisadas apontam que o mercado tem percebido a importância dos grupos que são influenciados e influenciam em seus objetivos, e por isso, cada vez mais estão despertando para inserção desses grupos em seu planejamento estratégico.
DOI:10.5585/riae.v11i2.1842
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Copyright (c) 2012 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE

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