Estratégia como Processo de Aprendizagem: Um Estudo Empírico de seus Fatores Determinantes em uma Empresa de TI
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v11i3.1812Palavras-chave:
Administração, Estratégia.Resumo
O objetivo dessa pesquisa foi verificar em uma empresa brasileira fabricante de computadores, se o seu processo de formulação de estratégias empresariais é entendido, basicamente, como um processo de aprendizagem. Entrevistas baseadas em roteiro de perguntas, observação direta, pesquisa documental e análise de conteúdo foram os instrumentos utilizados em uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa. A primeira etapa da pesquisa consistiu na identificação de sete ações estratégicas recentemente implantadas na empresa. A etapa subseqüente procurou verificar, a partir da análise do processo de escolha das ações estratégicas identificadas na primeira etapa, a intensidade da presença na empresa de nove características que, no entendimento de autores citados no referencial teórico, são comuns às empresas que entendem a formulação de estratégias como um processo de aprendizagem. Os resultados da pesquisa sugerem que quatro características - intra-empreendedorismo, força da gerência intermediária, estrutura flexível e ambiente externo instável - estão fortemente presentes na empresa; duas características - pequena ênfase em planejamento e controle; e emergência de estratégias não planejadas - podem ser enquadradas como grau médio de presença; e três características - ênfase em estratégia como guarda-chuva; ênfase em aprendizagem de laço duplo; e ênfase em estratégia como perspectiva - se mostraram pouco presentes. A pesquisa permitiu constatar que as ações estratégicas mais eficazes da empresa pesquisada não se desenvolveram mediante processos claros, bem ordenados, controlados e explícitos, mas foram moldadas, de forma relevante, por um processo de aprendizagem centrado na trajetória passada da empresa.
DOI:10.5585/riae.v11i3.1812
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Copyright (c) 2012 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE

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