Gestão Estratégica de Pessoas nas Empresas Petroquímicas de Camaçari – Bahia: Seus Reflexos nas Estratégias de Atração, Retenção e Desenvolvimento de Profissionais *
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v11i3.1847Palavras-chave:
Gestão Estratégica de Pessoas, Estratégias de Atração, Retenção e Desenvolvimento, Empresas Petroquímicas.Resumo
Esta pesquisa investigou estratégias e práticas que as empresas petroquímicas de Camaçari, diante das transformações ocorridas no pólo, vêm utilizando para atrair, reter e desenvolver profissionais. Os sujeitos envolvidos são diretores, gerentes e/ou coordenadores de RH, tempo mínimo de 10 e máximo de 32 anos, dois entrevistados por empresa, totalizando vinte e uma empresas. As mudanças realizadas não são, necessariamente, computadas a partir da trajetória de diversificação: Pólo Petroquímico/Complexo Industrial de Camaçari. As fusões estão entre as principais responsáveis. Consolida-se a premissa de que tal investigação encerra aspecto inovador e contributivo para: área de gestão de pessoas, setor petroquímico e o país.
DOI:10.5585/riae.v11i3.1847
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Resumo 164
- PDF 160