O potencial interno da empresa como estrategia para gerar vantagens competitivas: pesquisa-ação em uma empresa mexicana

Autores

  • Víctor Gabriel Sánchez Trejo Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo (México).
  • Brenda Marcela Briones Rodríguez profesora investigadora por la Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo (México).

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v9i2.1657

Palavras-chave:

Pequenas e médias empresas, Estratégia

Resumo

As pequenas e médias empresas (PME) do México contribuem de maneira expressiva para o desenvolvimento econômico e social do país. No entanto, apresentam constantemente dificuldades para atingir um desempenho global e durável devido a suas características específicas. O desenvolvimento de seu potencial interno constitui uma possibilidade atrativa para reforçar sua capacidade de competição com outras empresas do mesmo tamanho.

Este artigo apresenta uma pesquisa-ação realizada em uma média empresa mexicana na qual foi aplicada a teoria sócio-econômica e foram desenvolvidas capacidades estratégicas dinâmicas tendo um impacto direto no desempenho organizacional e social da empresa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Víctor Gabriel Sánchez Trejo, Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo (México).

Es Doctor en Ciencias de Gestión por la Universidad Jean Moulin, Lyon, Francia y profesor investigador por la Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo (México). Sus líneas de investigación son la estrategia y planeación en las pyme así como el empresarimo colectivo en comunidades rurales.

Brenda Marcela Briones Rodríguez, profesora investigadora por la Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo (México).

Es Doctora en Ciencias de Gestión por la Universidad Jean Moulin, Lyon, Francia y profesora investigadora por la Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo (México). Sus líneas de investigación son la cooperación intra-organizacional y el desarrollo de competencias laborales.

Downloads

Publicado

01.11.2010

Como Citar

Trejo, V. G. S., & Rodríguez, B. M. B. (2010). O potencial interno da empresa como estrategia para gerar vantagens competitivas: pesquisa-ação em uma empresa mexicana. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 9(2), 04–24. https://doi.org/10.5585/ijsm.v9i2.1657

Edição

Seção

Artigos