Redes de franquia brasileiras internacionalizadas: evolução do método de entrada no exterior

Autores

  • Helder de Souza Aguiar Doutorando em Administração pela FEA-USP
  • Flavia Luciane Consoni Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Unicamp (DPCT- UNICAMP), Brasil.
  • Roberto Carlos Bernardes Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Fundação Educacional Inaciana Padre Saboia de Medeiros (FEI-SP) e Professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v13i1.1985

Palavras-chave:

Franchising, Internacionalização de Franquias, Franchising e Entrada no Mercado Estrangeiro, Métodos de Entrada no Exterior por Franquias.

Resumo

Este artigo analisa os métodos de entrada das franquias brasileiras quando optam por se instalar fora do Brasil. A partir de um estudo multicasos, foram realizadas entrevistas presenciais em 2012 com 21 redes de franquias internacionalizadas. Dentre os resultados, observou-se uma mudança de postura das redes de franquias brasileiras ao longo do tempo, com alteração no método de entrada em mercados internacionais. Destaca-se a intensificação da procura por parte de agentes externos dispostos a levar a marca para o exterior, fato que possibilitou que a estratégia predominante a partir de 2008 fosse franquear suas atividades diretamente a partir do Brasil.

 

DOI:10.5585/riae.v13i1.1985

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Biografia do Autor

Helder de Souza Aguiar, Doutorando em Administração pela FEA-USP

Doutorando em Administração pela FEA-USPMestre em Administração pelo Centro Universitário da FEI.

Flavia Luciane Consoni, Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Unicamp (DPCT- UNICAMP), Brasil.

Doutora em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Pós-Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP-SP), Brasil.

Roberto Carlos Bernardes, Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Fundação Educacional Inaciana Padre Saboia de Medeiros (FEI-SP) e Professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP), Brasil.

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP-SP), Brasil.

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Publicado

01.03.2014

Como Citar

Aguiar, H. de S., Consoni, F. L., & Bernardes, R. C. (2014). Redes de franquia brasileiras internacionalizadas: evolução do método de entrada no exterior. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 13(1), 34–48. https://doi.org/10.5585/ijsm.v13i1.1985

Edição

Seção

Artigos