O posicionamento internacional das empresas têxteis catarinenses: uma análise qualitativa
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v12i2.1831Palavras-chave:
Internacionalização de Empresas, Indústria Têxtil, Santa Catarina.Resumo
Desde o início dos anos 90, o interesse pelas operações de internacionalização vem crescendo não apenas entre os empresários e investidores, mas também entre acadêmicos. Pesquisadores como Goulart (1996) ressaltam que na internacionalização a firma não só interage de alguma forma com o ambiente internacional, como também considera os efeitos refletidos pelo ambiente externo nas empresas nacionais. Desta forma o presente trabalho objetiva apresentar o perfil das empresas têxteis catarinenses internacionalizadas sob a luz das abordagens comportamental de internacionalização, as quais visam explicar o processo de internacionalização pela influência das percepções dos executivos e empreendedores, os quais tomariam suas decisões em um contexto de racionalidade limitada e de busca de minimização de riscos (CARNEIRO, 2007). A abordagem da pesquisa é a qualitativa, sendo considerada, do ponto de vista formal, um estudo exploratório-descritivo. A coleta dos dados foi composta por entrevistas em profundidade, com seis empresários de quatro empresas têxteis que têm operações com o mercado internacional. As entrevistas foram realizadas no período de Agosto a Outubro de 2010. As entrevistas foram transcritas e analisadas procurando identificar a teoria estudada sobre as decisões de internacionalização de cada empresa. As entrevistas com experts em exportação das empresas selecionadas permitiram especialmente entender as principais mudanças que a internacionalização trouxe para cada uma delas, cada qual com um foco diferente em função da história vivenciada ao longo dos anos e também identificar o perfil de cada uma delas.
DOI:10.5585/riae.v12i2.1831
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