Processos de Implementação de Estratégias de Marketing na Indústria Criativa de Jogos Eletrônicos

Autores

  • Maryangela Drumond de Abreu Negrão Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós Graduação em Administração (PPGADM)
  • Ana Maria Machado Toaldo Universidade Federal do Paraná (UFPR), programa de Pós Graduação em Administração (PPGADM)

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v12i2.1859

Palavras-chave:

Implementação de Estratégia de Marketing, Indústrias Criativas, Indústria de Jogos Eletrônicos, Criatividade, Inovação.

Resumo

Este artigo colabora com o conhecimento sobre processo de estratégia de marketing, ao apresentar fatores organizacionais e humanos que suportam os processos de implementação, identificados em pesquisa qualitativa realizada junto à indústria criativa desenvolvedora de jogos eletrônicos. A investigação, um estudo de casos aplicado a quatro estúdios de videogames, foi baseada no Modelo Implementação de Estratégia de Marketing, de Sashittal e Jassawalla (2001) e nos conceitos de comportamento criativo e inovação nas organizações propostos por Amabile (1997). A análise aponta que a implementação de estratégias de marketing está ancorada em padrões de gestão inovadores, nas habilidades criativas e na adoção de modernas técnicas de controles. Observou-se que uma visão que associa produção, processo, orientação para o mercado e entrega de valor é essencial para a implementação de estratégias de marketing em estruturas organizacionais criativas e inovadoras. A investigação contribui com os estudos de implementação de marketing em ambientes criativos e inovadores sob a perspectiva de pequenas empresas e com a teoria de estratégia quando sugere que em futuras investigações a análise do processo, o controle e as habilidades gerenciais sejam incorporados como categorias ao modelo teórico tomado como referência.

 

DOI:10.5585/riae.v12i2.1859

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Biografia do Autor

Maryangela Drumond de Abreu Negrão, Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós Graduação em Administração (PPGADM)

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), titulação obtida em 2010. MBA em Marketing - FGV e Administradora pela UFPR

Ana Maria Machado Toaldo, Universidade Federal do Paraná (UFPR), programa de Pós Graduação em Administração (PPGADM)

Doutora em Administração pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora titular do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGADM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

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Publicado

01.06.2013

Como Citar

Negrão, M. D. de A., & Toaldo, A. M. M. (2013). Processos de Implementação de Estratégias de Marketing na Indústria Criativa de Jogos Eletrônicos. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 12(2), 105–137. https://doi.org/10.5585/ijsm.v12i2.1859

Edição

Seção

Artigos