Controle do Capital Intelectual: Um Modelo Aplicado à Gestão dos Ativos do Conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v12i2.1912Palavras-chave:
Estratégia Competitiva, Gestão do Conhecimento, Capital Intelectual, Cultura Organizacional, Sistema de Controle Gerencial.Resumo
A gestão do conhecimento (GC) e o capital intelectual (CI) têm sido temas de grande relevância no meio acadêmico e empresarial. A literatura sugere que há lacunas de pesquisa que precisam ser mais bem compreendidas decorrentes das dificuldades encontradas por pesquisadores e empresas em gerenciar, medir e controlar os ativos ditos intangíveis de uma organização. A pesquisa descrita neste artigo teve como objetivo propor um modelo teórico-conceitual para colaborar no controle do CI e na GC. Com este propósito, foi discutido o desenho do sistema de controle gerencial (SCG) e foram analisados os estudos anteriores que apoiaram a proposição do modelo em questão. Os resultados obtidos ampliam o conhecimento sobre o assunto e ajudam a preencher aquela lacuna de pesquisa, mostrando que: (1) um desenho adequado do SCG pode contribuir para a externalização de parte do conhecimento tácito, transformando-o em conhecimento explícito através de aculturação dos membros da empresa; (2) a cultura organizacional ajuda a sistematizar e disseminar o conhecimento na empresa; (3) o controle cultural pode ajudar a integrar os conhecimentos, gerenciá-lo e transformá-lo em CI; e (4) o SCG tanto pode colaborar no processo de socialização dos conhecimentos individuais como para a institucionalização do conhecimento coletivo com o objetivo de criar valor para as empresas.
DOI:10.5585/riae.v12i2.1912
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.