Empreendedorismo e Estratégia sob a Ótica da Lógica Effectuation

Autores

  • Emanuelly Alves Pelogio Fundação Machadense de Ensino Superior e Comunicação (FUMESC)
  • Luiz Célio Souza Rocha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Câmpus Machado
  • Hilka Vier Machado Universidade Estadual de Maringá UEM
  • Miguel Eduardo Moreno Añez Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v12i2.1942

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Empreendedor, Estratégia, Effectuation, Modelo de tomada de decisão.

Resumo

Os empreendedores são parte de um ambiente dinâmico e incerto que envolve múltiplas decisões, que são interdependentes e simultâneas. Porém, a ação do empreendedor tem sido bastante questionada. Um dos principais questionamentos que se faz ante esta estratégia do empreendedor é que ela não é planejada de modo coerente ou prescrita de maneira determinista, da forma que muitas pesquisas em empreendedorismo e estratégia parecem enfatizar. Desta forma, o presente artigo tem como objetivo realizar uma construção teórica destinada a expor e discutir o tema empreendedorismo e estratégia sob a ótica da lógica Effectuation, que é um modelo de tomada de decisão alternativo ao modelo de tomada de decisão clássico. Para tanto, realizou-se um estudo bibliográfico, exploratório e com abordagem de análise qualitativa. Conclui-se que há a necessidade de considerar outras abordagens que compreendam a ação do empreendedor sob uma visão não determinística e não-linear.

 

DOI:10.5585/riae.v12i2.1942

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanuelly Alves Pelogio, Fundação Machadense de Ensino Superior e Comunicação (FUMESC)

Mestre em Administração pela UFRN, Professora da Fundação Machadense de Ensino Superior e Comunicação (FUMESC)

Luiz Célio Souza Rocha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Câmpus Machado

Mestre em Administração pela UFRN, Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Hilka Vier Machado, Universidade Estadual de Maringá UEM

Doutora em Engenharia de Produção pela UFSC, Professora associada da Universidade Estadual de Maringá UEM

Miguel Eduardo Moreno Añez, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Pós-Doutor em Administração Internacional pela École des Hautes Études Commerciales de Montréal (Canadá), Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFRN

Downloads

Publicado

01.06.2013

Como Citar

Pelogio, E. A., Rocha, L. C. S., Machado, H. V., & Añez, M. E. M. (2013). Empreendedorismo e Estratégia sob a Ótica da Lógica Effectuation. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 12(2), 228–249. https://doi.org/10.5585/ijsm.v12i2.1942

Edição

Seção

Artigos