Autopercepção de habilidades de planejamento dos empreendedores: evidências de empresários brasileiro

Autores

  • Vânia Maria Jorge Nassif Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo
  • Marcos Hashimoto Faculdade Campo Limpo Paulista - FACCAMP
  • Derly Jardim Amaral Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v13i4.2060

Palavras-chave:

Empreendedor, Empreendedorismo, Planejamento, Estratégia.

Resumo

Este estudo examinou se os empreendedores se vêem como planejadores estratégicos e procurou entender os fatoreschaveque contribuem no desenvolvimento de seus negócios. Trata-se de uma pesquisa quantitativa-qualitativa.Participaram da pesquisa 339 empreendedores que estão à frente de seus negócios pelo menos há 5 anos em São Paulo,Brasil. Um questionário com 27 perguntas foi validado, contendo itens sobre planejamento, estratégia eempreendedorismo. Os dados foram analisados, inicialmente, por meio de análise fatorial que determinaram seis fatoresdenominados: ambiente externo, inovação, ambiente interno, experiência, missão e impulsividade. A parte qualitativado estudo trouxe uma discussão sobre esses fatores. A relevância dos ambientes, interno e externo, é mostrada pelarelação e importância que estes fatores podem exercer no desempenho da empresa, incluindo informações sobre asmelhores práticas de mercado na produção de produtos/serviços, em comparação com forças e fraquezas internas. Aincerteza e as variações do ambiente faz com que o esforço de planejar seja uma tarefa difícil para os empreendedores.Por outro lado, as habilidades pessoais, incluindo a sua capacidade inovadora, juntamente com a experiência acumuladapodem compensar a falta de planejamento. Graças a essas qualidades, os empreendedores estão constantementeaprimorando suas habilidades para criar e gerenciar seus negócios e, ao longo do tempo, alcançar o sucesso. Os fatoresem elevação, demonstrados na análise fatorial, indicam que as iniciativas dos empreendedores de fazer o planejamentoestratégico se equilibram entre os fatores ambientais e habilidades pessoais. A abordagem teórica, effectuation ecausation, explica como os empreendedores lidam com este equilíbrio no momento de decidir, agindo impulsivamenteou planejando em certas condições, o que representa a contribuição fundamental deste artigo.

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Biografia do Autor

Vânia Maria Jorge Nassif, Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo

Livre-Docente na área de Recursos Humanos pela FEA-RP/USP, Pós Doutorado (em andamento) na linha de empreendedorismo e competências empreendedoras na FGV-SP. Doutora em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestrado em Educação pela Universidade de Ribeirão Preto e Graduação em Psicologia FFCL-RAP/USP. Presidente da Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas ANEGEPE. Professora e Pesquisadora da Universidade Nove de Julho - UNINOVE/SP no núcleo de estudo de Gestão do Esporte e Empreendedorismo. Professora do MBA da Fundace-USP/RP. Avaliadora de periódicos científicos de diferentes fontes de fomento à pesquisa e de congressos nacionais e internacionais. Autora de artigos científicos e de capítulos de livros. Experiência empresarial e consultoria na área de Pessoas e Gestão de Micro e Pequenas Empresas.

Marcos Hashimoto, Faculdade Campo Limpo Paulista - FACCAMP

Professor do Programa de Mestrado Profissional em Administração da FACCAMP.

Derly Jardim Amaral, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie

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Publicado

01.12.2014

Como Citar

Nassif, V. M. J., Hashimoto, M., & Amaral, D. J. (2014). Autopercepção de habilidades de planejamento dos empreendedores: evidências de empresários brasileiro. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 13(4), 107–121. https://doi.org/10.5585/ijsm.v13i4.2060

Edição

Seção

Artigos