Autopercepção de habilidades de planejamento dos empreendedores: evidências de empresários brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v13i4.2060Palavras-chave:
Empreendedor, Empreendedorismo, Planejamento, Estratégia.Resumo
Este estudo examinou se os empreendedores se vêem como planejadores estratégicos e procurou entender os fatoreschaveque contribuem no desenvolvimento de seus negócios. Trata-se de uma pesquisa quantitativa-qualitativa.Participaram da pesquisa 339 empreendedores que estão à frente de seus negócios pelo menos há 5 anos em São Paulo,Brasil. Um questionário com 27 perguntas foi validado, contendo itens sobre planejamento, estratégia eempreendedorismo. Os dados foram analisados, inicialmente, por meio de análise fatorial que determinaram seis fatoresdenominados: ambiente externo, inovação, ambiente interno, experiência, missão e impulsividade. A parte qualitativado estudo trouxe uma discussão sobre esses fatores. A relevância dos ambientes, interno e externo, é mostrada pelarelação e importância que estes fatores podem exercer no desempenho da empresa, incluindo informações sobre asmelhores práticas de mercado na produção de produtos/serviços, em comparação com forças e fraquezas internas. Aincerteza e as variações do ambiente faz com que o esforço de planejar seja uma tarefa difícil para os empreendedores.Por outro lado, as habilidades pessoais, incluindo a sua capacidade inovadora, juntamente com a experiência acumuladapodem compensar a falta de planejamento. Graças a essas qualidades, os empreendedores estão constantementeaprimorando suas habilidades para criar e gerenciar seus negócios e, ao longo do tempo, alcançar o sucesso. Os fatoresem elevação, demonstrados na análise fatorial, indicam que as iniciativas dos empreendedores de fazer o planejamentoestratégico se equilibram entre os fatores ambientais e habilidades pessoais. A abordagem teórica, effectuation ecausation, explica como os empreendedores lidam com este equilíbrio no momento de decidir, agindo impulsivamenteou planejando em certas condições, o que representa a contribuição fundamental deste artigo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
01.12.2014
Como Citar
Nassif, V. M. J., Hashimoto, M., & Amaral, D. J. (2014). Autopercepção de habilidades de planejamento dos empreendedores: evidências de empresários brasileiro. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 13(4), 107–121. https://doi.org/10.5585/ijsm.v13i4.2060
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.