Estrutura de mercado e estratégia: um estudo na indústria brasileira de baterias automotivas
DOI:
https://doi.org/10.5585/ijsm.v15i1.2265Palavras-chave:
Oligopólio competitivo, Mercado de baterias de reposição, Indústria de bateriasResumo
Dadas as configurações da indústria e os grupos estratégicos, diferentes estratégias são requeridas por parte das empresas para responder à estrutura de mercado. Especialmente ao se considerar oligopólios competitivos, muitos estudos focam nas grandes empresas do núcleo desses setores. Entende-se que a compreensão das estratégias das firmas que atuam às margens das grandes oligopolistas, ou seja, na “franja” desses mercados, também é relevante, pois a escolha estratégica e o desempenho das empresas na “franja” interferem na dinâmica de todo o setor. Com base no paradigma Estrutura-Conduta-Desempenho da Organização Industrial, o presente trabalho tem por objetivo revelar como as estratégias das firmas na “franja” estão alinhadas à estrutura de mercado de baterias automotivas para reposição. Para tanto, foi realizada pesquisa qualitativa descritiva, por meio de entrevistas semiestruturadas com diretores de quatro firmas fabricantes de baterias para reposição. Os resultados apontam para a importância da estrutura da indústria nesse mercado. Além da necessidade de estratégias não preço para dar suporte a concorrência por preço, típica de empresas na “franja” de oligopólios competitivos, observa-se uma combinação de diferentes estratégias, indicando grande complexidade na definição de estratégias. Assim, a concorrência por preço é suportada, em grande parte, por estratégias de não preço, tais como de inovação e de qualidade. Ademais, a regulação ambiental tem importante papel nas condições de base da oferta e na conduta das empresas, o que indica novas possibilidade de concorrência e desempenho nesse setor.Downloads
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Publicado
01.03.2016
Como Citar
Pereira, J. A., & Bánkuti, S. M. S. (2016). Estrutura de mercado e estratégia: um estudo na indústria brasileira de baterias automotivas. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 15(1), 97–115. https://doi.org/10.5585/ijsm.v15i1.2265
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