Estrutura de mercado e estratégia: um estudo na indústria brasileira de baterias automotivas

Autores

  • Jaiane Aparecida Pereira Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Sandra Mara Schiavi Bánkuti Universidade Estadual de Maringá – UEM

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v15i1.2265

Palavras-chave:

Oligopólio competitivo, Mercado de baterias de reposição, Indústria de baterias

Resumo

Dadas as configurações da indústria e os grupos estratégicos, diferentes estratégias são requeridas por parte das empresas para responder à estrutura de mercado. Especialmente ao se considerar oligopólios competitivos, muitos estudos focam nas grandes empresas do núcleo desses setores. Entende-se que a compreensão das estratégias das firmas que atuam às margens das grandes oligopolistas, ou seja, na “franja” desses mercados, também é relevante, pois a escolha estratégica e o desempenho das empresas na “franja” interferem na dinâmica de todo o setor. Com base no paradigma Estrutura-Conduta-Desempenho da Organização Industrial, o presente trabalho tem por objetivo revelar como as estratégias das firmas na “franja” estão alinhadas à estrutura de mercado de baterias automotivas para reposição. Para tanto, foi realizada pesquisa qualitativa descritiva, por meio de entrevistas semiestruturadas com diretores de quatro firmas fabricantes de baterias para reposição. Os resultados apontam para a importância da estrutura da indústria nesse mercado. Além da necessidade de estratégias não preço para dar suporte a concorrência por preço, típica de empresas na “franja” de oligopólios competitivos, observa-se uma combinação de diferentes estratégias, indicando grande complexidade na definição de estratégias. Assim, a concorrência por preço é suportada, em grande parte, por estratégias de não preço, tais como de inovação e de qualidade. Ademais, a regulação ambiental tem importante papel nas condições de base da oferta e na conduta das empresas, o que indica novas possibilidade de concorrência e desempenho nesse setor.

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Biografia do Autor

Jaiane Aparecida Pereira, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutoranda na Universidade Estadual de Maringá - UEM

Sandra Mara Schiavi Bánkuti, Universidade Estadual de Maringá – UEM

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCARProfessora da Universidade Estadual de Maringá – UEM

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Publicado

01.03.2016

Como Citar

Pereira, J. A., & Bánkuti, S. M. S. (2016). Estrutura de mercado e estratégia: um estudo na indústria brasileira de baterias automotivas. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 15(1), 97–115. https://doi.org/10.5585/ijsm.v15i1.2265

Edição

Seção

Artigos