Análise comparativa de redes hospitalares: diferenças entre o público – privado

Autores

  • Carlos Alberto Gonçalves Professor na Universidade FUMEC e CEPEAD/ UFMG.
  • Rui Fernando Correia Ferreira Professor CEFET-MG Divinópolis Doutorando CEPEAD - UFMG
  • Benny Kramer Costa Professor Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho - UNINOVE Professor Livre-Docente do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - USP. Professor, Diretor e Pesquisador do Mestrado Profissional em Administração Gestão de Esportes da UNINOVE.

DOI:

https://doi.org/10.5585/ijsm.v16i1.2430

Palavras-chave:

Análise de Redes, Cooperação, Aprendizagem Relacional, Hospitais.

Resumo

O presente analisa e compara os fatores relacionais – atuação em rede, cooperação e aprendizagem relacional – de duas redes hospitalares, a rede pública FHEMIG (Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais) e a rede privada da Região Metropolitana da Grande Vitória (ES). A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas e questionários estruturados com gestores participantes do processo decisório. Os métodos de análise utilizados foram Regressão Linear e Análise de Redes. As hipóteses utilizadas para este estudo são: (i) atuar em rede me leva a cooperar; (ii) cooperar me leva a aprender com a rede, e; (iii) aprender com a rede me leva a reforçar minha atuação. Após a análise dos dados coletados, percebe-se que o elo de cooperação entre os hospitais é muito intenso, principalmente na rede pública. Além disso, os dados inferem que as trocas entre eles funcionam como relações colaborativas, visando à manutenção do sistema de saúde a partir do compartilhamento de competências e recursos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Gonçalves, Professor na Universidade FUMEC e CEPEAD/ UFMG.

Professor na Universidade FUMEC e UFMG. Doutorado em Administração pela USP/SP, Mestre em Ciências emInformática PUC/RJ. Leciona disciplinas de Estratégia e Planejamento, Inovação e Empreendedorismo. Pesquisa emEstratégia e Mercadologia. Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Mercadologia e Estratégia – NUME..

Rui Fernando Correia Ferreira, Professor CEFET-MG Divinópolis Doutorando CEPEAD - UFMG

Mestre e Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduando em Administraçãopelo Universidade FUMEC. Professor do CEFET – Divinópolis.

Benny Kramer Costa, Professor Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho - UNINOVE Professor Livre-Docente do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - USP. Professor, Diretor e Pesquisador do Mestrado Profissional em Administração Gestão de Esportes da UNINOVE.

Possui doutorado e pós-doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1999 e 2006 respectivamente), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991) e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1985). Análise Comparativa de Redes Hospitalares: Diferenças entre o Público – Privado

Downloads

Publicado

03.04.2017

Como Citar

Gonçalves, C. A., Ferreira, R. F. C., & Costa, B. K. (2017). Análise comparativa de redes hospitalares: diferenças entre o público – privado. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 16(1), 54–68. https://doi.org/10.5585/ijsm.v16i1.2430

Edição

Seção

Artigos