Criação e apropriação de valor em redes de cooperação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/riae.v20i1.18242

Palavras-chave:

Visão relacional, Captura de valor, Redes horizontais, Agronegócio.

Resumo

Objetivo do estudo:  Objetivou-se, nesta pesquisa, analisar como os processos de criação e apropriação de valor se manifestam em uma rede horizontal do agronegócio.

Metodologia/abordagem: Foi realizado um estudo de caso, na Região do Cerrado Mineiro (RCM). Utilizou-se como fonte a pesquisa documental e entrevistas, cujos dados foram analisados, por meio de análise de conteúdo por frequência.

Originalidade/Relevância: Existem poucas evidências na literatura sobre estudos que explorem processos de criação e apropriação de valor conjuntos em redes horizontais. Diante dessa lacuna, o estudo avança ao abordar, de maneira individualizada, os processos criação e apropriação de valor, considerando a natureza de cooperação das redes.

Principais resultados: Em relação aos resultados alcançados, a RCM cria valor na redução de custos, diferenciação por produto, ampliação de mercado, expertise na produção de cafés, diferenciação, disseminação e fortalecimento da marca. Já, em relação à apropriação de valor, a CMR se apropria pela comercialização do café de potencial qualidade, processo de aprendizagem, prêmio pago no café do cooperado, valorização do produtor e por ter uma maneira singular para a produção de cafés.

Contribuições teóricas/ metodológicas: Entre as principais contribuições, deste estudo, destaca-se a análise individual dos processos de criação e apropriação de valor aplicado às redes horizontais. As considerações reforçam a linha tênue entre os processos de criação e apropriação de valor relacional. Ou seja, além de desenvolver competências internas e habilidades essenciais para a criação e apropriação de valor, as organizações devem traçar estratégias para atingir o equilíbrio entre esses processos.

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Biografia do Autor

Rita de Cassia Arantes, Universidade Federal de Lavras – UFLA

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Lavras-MG; Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras-MG (2019); Graduada em Administração pela Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba (2016). Atualmente é professora no Centro Universitário UNIFAFIBE/SP.

Andréa Aparecida da Costa Mineiro, Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2019). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá (2007). Graduada em Administração de Empresas (Empreendedorismo e Negócios pela Universidade Federal de Itajubá (2003). Atualmente é professora Adjunto da Universidade Federal de Itajubá.

Cleber Carvalho de Castro, Universidade Federal de Lavras – UFLA

Doutor em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Graduado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (1995). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Lavras.

Leonardo Pinheiro Deboçã, Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba - UFV-CRP

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2013). Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2006). Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2004). É Professor Adjunto na Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba - UFV-CRP.

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Publicado

20.04.2021

Como Citar

Arantes, R. de C., Mineiro, A. A. da C., Castro, C. C. de, & Deboçã, L. P. (2021). Criação e apropriação de valor em redes de cooperação. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 20(1), e18242. https://doi.org/10.5585/riae.v20i1.18242

Edição

Seção

Artigos