Mate in Box: experiência sobre os impactos da Covid-19 em uma Lean Startup

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/riae.v21i1.20917

Palavras-chave:

Estratégia de Marketing, Ambientes de marketing, Crise da Covid-19, Consumo de erva-mate.

Resumo

Objetivo do estudo: Este caso objetivou promover a análise e discussão dos alunos em relação à capacidade de uma startup de enfrentar a crise decorrente da pandemia de Covid-19 e gerar oportunidades em meio às ameaças.

Metodologia / abordagem: Os dados primários foram fornecidos por um dos fundadores da empresa (Startup), que concedeu entrevista no ano de 2020 (periodo pandêmico). Como fontes secundárias, obteve-se informações nas mídias da empresa e em sites de notícias, além de pesquisa bibliográfica a partir do levantamento em literatura relacionada à área.

Originalidade / relevância:  A reflexão principal gira em torno do dilema: retrair ou expandir os investimentos em marketing em períodos de crise? Esse dilema, enfrentado pela Mate in Box, é possivelmente similar à realidade enfrentada por muitos outros negócios e empreendimentos.

Principais resultados: Ao tratar de suas estratégias de marketing, as empresas precisam considerar adaptá-las para o objetivo e momento que a empresa vive. A Mate in Box aumentou seus investimentos em marketing, resultando no aumento de rentabilidade e consolidação da marca. O caso analisado evidenciou que um bom planejamento de marketing precisa se adequar também à proposta de gerenciamento de crise.

Contribuições teórico-metodológicas: As notas de ensino propõem questões para a aplicação em sala de aula (a partir da literatura e de fatos reais da empresa), promovendo o exercício de tomada de decisão de estratégias de marketing diante de crises.

Contribuições sociais / gerenciais: Este caso contribui para a percepção de que, em períodos de crise, o marketing precisa ser visto como um auxiliar para a manutenção do negócio e para a busca por lucro e viabilidade, e não como um vetor de custos. O caso contribui com a gestão a partir da provocação de acadêmicos e gestores a refletirem sobre como transformar ameaças em oportunidades.

 

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Biografia do Autor

Mariana Aparecida Euflausino, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutora em Administração pela Universidade Estadual de Maringá. 

Professora na UFMS - Campus Aquidauana. Desenvolve pesquisas na área de Estudos Organizacionais, com enfoque na Teoria da Prática, e temáticas relacionadas ao Cotidiano, Cultura e Consumo, Etnografia urbana, Gestão Ordinária, Práticas Estratégicas de Pequenos Empreendimentos, Simbolismo, Sustentabilidade e Subespécies de Capital Simbólico


Bianca Jupiara Fortes Schardong, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Doutora em Administração pela Universidade Estadual de Maringá. 

Atualmente é Professora do departamento de Administração da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Desenvolve projetos de pesquisa nas áreas de Tomada de decisão, Estratégias, Estruturas de Governança e Economia dos Custos de Transação na área de Cadeias Produtivas com foco no Agronegócio, juntamente com as temáticas de Marketing e da Teoria de Cultura e Consumo.


Olga Maria Coutinho Pépece, Universidade Estadual de Maringá.

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Paraná.

Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá - PPA. Pesquisadora nas áreas de Teorias de Cultura e Consumo e Comportamento do Consumidor, com especial interesse pelos temas Gift-giving, Consumo e Rituais, Significados do Consumo e Consumo de Moda. Professora Associada da Universidade Estadual de Maringá. É membro do GIPEM - Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos de Marketing e do G-COMO - Grupo de Estudos de Consumo de Moda.


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Publicado

25.10.2022

Como Citar

Euflausino, M. A., Schardong, B. J. F., & Pépece, O. M. C. (2022). Mate in Box: experiência sobre os impactos da Covid-19 em uma Lean Startup. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 21(1), e20917. https://doi.org/10.5585/riae.v21i1.20917

Edição

Seção

Casos de ensino