Mate in Box: experiência sobre os impactos da Covid-19 em uma Lean Startup
DOI:
https://doi.org/10.5585/riae.v21i1.20917Palavras-chave:
Estratégia de Marketing, Ambientes de marketing, Crise da Covid-19, Consumo de erva-mate.Resumo
Objetivo do estudo: Este caso objetivou promover a análise e discussão dos alunos em relação à capacidade de uma startup de enfrentar a crise decorrente da pandemia de Covid-19 e gerar oportunidades em meio às ameaças.
Metodologia / abordagem: Os dados primários foram fornecidos por um dos fundadores da empresa (Startup), que concedeu entrevista no ano de 2020 (periodo pandêmico). Como fontes secundárias, obteve-se informações nas mídias da empresa e em sites de notícias, além de pesquisa bibliográfica a partir do levantamento em literatura relacionada à área.
Originalidade / relevância: A reflexão principal gira em torno do dilema: retrair ou expandir os investimentos em marketing em períodos de crise? Esse dilema, enfrentado pela Mate in Box, é possivelmente similar à realidade enfrentada por muitos outros negócios e empreendimentos.
Principais resultados: Ao tratar de suas estratégias de marketing, as empresas precisam considerar adaptá-las para o objetivo e momento que a empresa vive. A Mate in Box aumentou seus investimentos em marketing, resultando no aumento de rentabilidade e consolidação da marca. O caso analisado evidenciou que um bom planejamento de marketing precisa se adequar também à proposta de gerenciamento de crise.
Contribuições teórico-metodológicas: As notas de ensino propõem questões para a aplicação em sala de aula (a partir da literatura e de fatos reais da empresa), promovendo o exercício de tomada de decisão de estratégias de marketing diante de crises.
Contribuições sociais / gerenciais: Este caso contribui para a percepção de que, em períodos de crise, o marketing precisa ser visto como um auxiliar para a manutenção do negócio e para a busca por lucro e viabilidade, e não como um vetor de custos. O caso contribui com a gestão a partir da provocação de acadêmicos e gestores a refletirem sobre como transformar ameaças em oportunidades.
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