Cocriação & inspiração: proposta de um modelo aplicado para cocriação de valor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/2024.25667

Palavras-chave:

cocriação de valor, modelos conceituais, modelo prático

Resumo

Objetivo do estudo: Propor um modelo de processos de cocriação de valor com base na literatura e na prática empresarial, que possa ser utilizado pelas empresas para alavancar suas estratégias e objetivos.

Metodologia/abordagem: Inicialmente foi realizada uma análise de modelos conceituais de cocriação de valor. Logo após, seguindo uma orientação etnográfica, mediante a realização de um ano de reuniões com a empresa Mercur S.A., de Santa Cruz do Sul, RS, foram realizadas discussões sobre as práticas da cocriação desenvolvidas na empresa. Assim, os dados primários foram coletados e analisados tendo como base a observação participante (com o uso de notas de campo e registros sistemáticos de cada interação/reunião).

Originalidade/Relevância: Análise combinada e interativa dos modelos conceituais de cocriação de valor com os dados primários coletados de forma participante e imersiva.  Esse processo teve duração aproximada de um ano, caracterizando-se como uma pesquisa longitudinal, porém com orientação etnográfica.

Principais resultados: Proposição de um modelo unificado e coerente, construído de forma interativa, baseado em um robusto suporte teórico e em práticas observadas e vivenciadas na empresa objeto de estudo.

Contribuições teóricas/metodológicas: Evidenciou a evolução de uma maneira diática de criar valor entre empresas e consumidores para uma visão mais abrangente na qual múltiplos atores devem estar envolvidos. Grande parte dos modelos teóricos de cocriação de valor carecem de uma natureza mais prática que possibilite a disseminação efetiva da cocriação por parte das empresas. É essa lacuna que o estudo preenche.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pietro Cunha Dolci, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Doutor em Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e do Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).Santa Cruz do Sul, RS

Flávio Régio Brambilla, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Doutor em Administração, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Coordenador e Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Santa Cruz do Sul, RS

Cláudio Damacena, Universidade de Córdoba (Espanha)

Doutor em Ciências Econômicas e Empresariais, Universidade de Córdoba (Espanha). Canela, RS

Referências

Botsman, R., & Rogers, R. (2011). What’s Mine Is Yours: How Collaborative Consumption is Changing the Way We Live. London, Ed Collins.

Burrel, G., & Morgan, G. (1979). Sociological Paradigms and Organisational Analysis. Aldershot, England: Ashgate.

Carolillo, G., Cortese, F., & Donato, D. (2008). L’etnometodologia: Profili Teorici Ed Ambiti Applicativi. Dipartimento di Scienze Economico-Aziendali, Giuridiche, Merceologiche e Geografiche: Università degli Studi di Foggia. Quaderno, 2, 1-28.

Daft, R. L., & Weick, K. E. (2005). Por um modelo de organização concebido como sistema interpretativo. RAE-Revista de Administração de Empresas, 45(4), 73-86.

De Koning, J. I., Crul, M. R., & Wever, R. (2016). Models of co-creation. In Service Design Geographies. Proceedings of the ServDes. 2016 Conference (No. 125, pp. 266-278). Linköping University Electronic Press.

Durugbo, C., & Pawar, K. (2014). A unified model of the co-creation process. Expert Systems with Applications, 41(9), 4373-4387. https://doi.org/10.1016/j.eswa.2014.01.007

Edvardsson, B., Tronvoll, B., & Gruber, T. (2011). Expanding understanding of service exchange and value co-creation: a social construction approach. Journal of the academy of marketing science, 39(2), 327-339. https://doi.org/10.1007/s11747-010-0200-y

Galvagno, M., & Dalli, D. (2014). Theory of value co-creation: a systematic literature review. Managing service quality, 24(6), 643-683. https://doi.org/10.1108/MSQ-09-2013-0187

Hautamäki, A., Haataja, M., Holm, E., Pulkkinen, K., & Suni, T. (2018). Co-creation. A guide to enhancing the collaboration between universities and companies. Helsinki: University of Helsinki.

Jenkings, K. N. (2009). Studies in and as Ethnomethodology: Garfinkel and his EthnomethodologicalBastards' Part Two: Review Essay. Sociology, 43(4), 775-781.

Knight, L., & Pettigrew, A. (2007, June). Explaining process and performance in the co-production of knowledge: a comparative analysis of collaborative research projects. In Third Organization Studies Summer Workshop, Rethymno, Crete, Greece.

Kossmann, F., Schmidt, S., & Brambilla, F. R. (2023). Cocriação de valor no soundcloud: uma abordagem netnográfica. Revista Brasileira de Marketing, 22(5), 1-65.

Lima, C. S., & Brambilla, F. R. (2022). Cocriação de valor no relacionamento entre empresa e cliente: um estudo na empresa Mercur e seu modelo de interação. Gestão e Desenvolvimento, 19(2), 4-27.

Lima, M. M., Melo, M. R., Fantino, A. P. G., & Brandão, M. M. (2023). Cocriação de Valor no Comércio Social: Efeito da Tripla Mediação em Comunidades Online de Viagens. Marketing & Tourism Review, 8(3), 1-31.

Liu, Y., Fu, Y., Liang, Z. & Liu, Y. (2024). Cluster social capital’s influence on regional public brands in specialty agriculture: a value co-creation perspective. Asia Pacific Journal of Marketing and Logistics, Ahead-of-print. https://doi.org/10.1108/APJML-11-2023-1178

Luchtenberg, K. F., & Vu, Q. V. (2015). The 2008 financial crisis: Stock market contagion and its determinants. Research in International Business and Finance, 33, 178-203. https://doi.org/10.1016/j.ribaf.2014.09.007

Maffezzolli, E. C. F., & Boehs, C. G. E. (2008). Uma reflexão sobre o estudo de caso como método de pesquisa. Revista da FAE, 11(1), 95-110.

Morgan, G., & Smircich, L. (1980). The case for qualitative research. Academy of management review, 5(4), 491-500. https://doi.org/10.2307/257453

Oertzen, A. S., Odekerken-Schröder, G., Brax, S. A., & Mager, B. (2018). Co-creating services-conceptual clarification, forms and outcomes. Journal of Service Management, 29(4), 641-679. https://doi.org/10.1108/JOSM-03-2017-0067

O’Hern, M. S., & Rindfleisch, A. (2009). Customer co-creation: a typology and research agenda. Review of marketing research, 84-106.

Oliveira, C. L., & Morais, F. R. (2024). When do you realize that value is built? The co-creation of value in the experience of clients in financial services. Revista Brasileira de Marketing, 23(2), 629-688.

Payne, A. F., Storbacka, K., & Frow, P. (2008). Managing the co-creation of value. Journal of the academy of marketing science, 36(1), 83-96. https://doi.org/10.1007/s11747-007-0070-0

Prahalad, C. K., & Ramaswamy, V. (2004). Co-creation experiences: The Next Practice in Value Creation. Journal of Interactive Marketing, 18(3), 5-14, 2004.

Prahalad, C. K., & Ramaswamy, V. (2004). Co‐creating unique value with customers. Strategy & leadership, 32(3), 4-9. https://doi.org/10.1108/10878570410699249

Ramaswamy, V. (2008). Co‐creating value through customers' experiences: the Nike case. Strategy & leadership, 18(3), 5-14. https://doi.org/10.1002/dir.20015

Ramaswamy, V. (2010). Competing through co‐creation: innovation at two companies. Strategy & leadership, 38(2), 22-29. https://doi.org/10.1108/10878571011029028

Ramaswamy, V., & Chopra, N. (2014). Building a culture of co-creation at Mahindra. Strategy & Leadership, 42(2), 12-18. https://doi.org/10.1108/SL-01-2014-0005

Ramaswamy, V., & Ozcan, K. (2014). The co-creation paradigm. Stanford University Press.

Ramaswamy, V., & Ozcan, K. (2018). What is co-creation? An interactional creation framework and its implications for value creation. Journal of business research, 84, 196-205. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2017.11.027

Ratten, V., da Silva Braga, V. L., & da Encarnação Marques, C. S. (2021). Sport entrepreneurship and value co-creation in times of crisis: The covid-19 pandemic. Journal of Business Research, 133, 265-274. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2021.05.001

Sacrini, M. (2009). Da fenomenologia à etnometodologia Entrevista com Kenneth Liberman. Scientiae Studia, 7, 669-679. https://doi.org/10.1590/S1678-31662009000400009

Shekhar & Valeri, M. (2024). Assessing the role of technology in enhancing the authentic tourist experience. EuroMed Journal of Business, Ahead-of-print. https://doi.org/10.1108/EMJB-12-2023-0347

Smith, V. H., & Sperb, T. M. (2007). A construção do sujeito narrador: pensamento discursivo na etapa personalista. Psicologia em Estudo, 12, 553-562.

Sorescu, A. (2017). Data‐driven business model innovation. Journal of Product Innovation Management, 34(5), 691-696. https://doi.org/10.1111/jpim.12398

Strussmann, B., Regert, C., Lamaison, F., Hoelzel Neto, J., & Esteves, S. (2017). Narrativas Mercur: práticas de uma gestão em constante construção. Santa Cruz do Sul: Mercur.

Vargo, S. L. (2023). Conceptual Reconciliation for Clarity and Impact. AMS Review, 13, 169-172. https://doi.org/10.1007/s13162-023-00271-5

Vargo, S. L., & Lusch, R. F. (2004). Evolving to a New Dominant Logic for Marketing. Journal of Marketing, 68(1), 1–17. https://doi.org/10.1509/jmkg.68.1.1.24036.

Vargo, S. L., & Lusch, R. F. (2016). Institutions and axioms: an extension and update of service-dominant logic. Journal of the Academy of marketing Science, 44(1), 5-23. https://doi.org/10.1007/s11747-015-0456-3

Vargo, S. L., & Lusch, R. F. (2008). Service-dominant logic: continuing the evolution. Journal of the Academy of marketing Science, 36(1), 1-10. https://doi.org/10.1007/s11747-007-0069-6

Vianna, M., Vianna, Y., Adler, I. K., Lucena, B., & Russo, B. (2012). Design thinking: inovação em negócios. Rio de Janeiro: MJV Press.

Voorberg, W. H., Bekkers, V. J., & Tummers, L. G. (2015). A systematic review of co-creation and co-production: Embarking on the social

innovation journey. Public management review, 17(9), 1333-1357. https://doi.org/10.1080/14719037.2014.930505

Whetten, D. A. (2003). Desenvolvimento de teoria. O que constitui uma contribuição teórica?. RAE-revista de administração de empresas, 43(3), 69-73.

Zhang, F., Li, H., Xue, Z. et al. (2024). How brand coolness influences customers’ willingness to co-create? The mediating effect of customer inspiration and the moderating effect of customer interaction. J Brand Manag. https://doi.org/10.1057/s41262-024-00364-x

Publicado

20.09.2024

Como Citar

Dolci, P. C., Brambilla, F. R., & Damacena, C. (2024). Cocriação & inspiração: proposta de um modelo aplicado para cocriação de valor. Revista Ibero-Americana De Estratégia, 23(3), e25667. https://doi.org/10.5585/2024.25667

Edição

Seção

Artigos