Exportações de suco de uva do Brasil: uma análise institucional na Serra Gaúcha/RS
DOI:
https://doi.org/10.5585/2025.26433Palavras-chave:
internacionalização de empresas, teoria institucional, cadeias de suprimentos de alimentos, setor vitivinícolaResumo
Objetivo: identificar oportunidades e restrições do processo de exportação de suco de uva de empreendimentos vitivinícolas da região da Serra Gaúcha (RS), Brasil.
Método/abordagem: a pesquisa é de natureza qualitativa e de caráter exploratório-descritivo. A estratégia de pesquisa utilizada é o estudo de caso múltiplo.
Relevância/originalidade: o estudo contribui empiricamente para a literatura sobre internacionalização de empresas ao abordar a realidade das exportações de organizações no contexto vitivinícola, com ênfase no produto suco de uva através dos processos, fluxos e certificados que lhe caracterizam.
Principais resultados: os achados identificaram a relevância das instituições formais na internacionalização das organizações pesquisadas. A vinculação a alguma entidade, por meio de Projetos Setoriais, é o diferencial para a internacionalização consciente e planejada.
Contribuições teóricas/metodológicas: ao analisar a estrutura e o funcionamento dos processos de exportação com a lente teórica da Teoria Institucional, foi possível destacar a importância das instituições formais, como as entidades que atuam na cadeia da uva e do vinho da região da Serra Gaúcha/Brasil, para o incremento da promoção e comercialização internacional do suco de uva.
Contribuições sociais/para a gestão: os achados da pesquisa contribuem para outras empresas do ramo vitivinícola que desejam iniciar a sua internacionalização ou até mesmo para organizações de outros setores correlatos, pois o estudo fornece informações importantes a serem consideradas ao ingressar no comércio internacional, como o roteiro básico do processo de internacionalização e alguns dos Projetos Setoriais existentes na cadeia da uva e do vinho.
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