Expansão de presa de gesso tipo IV (pedra) de alta resistência em diferentes técnicas de manipulação e marcas diversas
DOI:
https://doi.org/10.5585/conssaude.v7i3.1361Palavras-chave:
Expansão de presa, Gesso tipo IV (pedra) de alta resistência, Manipulação manual e mecânica.Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da manipulação manual (M) a céu aberto e da manipulação mecânica a vácuo (V) em diferentes marcas de gesso, pedra de alta resistência. Foram construídos 48 corpos de provas em aparelho idealizado por Garlipp e Bombonatti5, no qual se mensurou a expansão de presa dos corpos de prova. Os dados foram submetidos aos testes de Kruskal-Walls e Mann-Whitney (0,05) e demonstraram os seguintes resultados: Durone IV (M), 0,092a; Durone IV (V), 0,090a; EliteRock (M), 0,085a; EliteRock (V), 0,087a; SilkyRock (M), 0,088a; SilkyRock (V), 0,090a; GilRock (M), 0,085a; GilRock (V), 0,083a. Com o resultado, concluiu-se que não há diferença entre os diferentes gessos testados, nem entre as técnicas de espatulação manual a céu aberto e a de manipulação mecânica a vácuo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 ConScientiae Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
O(s) autor(es) garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, idéias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação;
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional;
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.