Tratamento de mordida profunda segundo a técnica do arco segmentado

Savana de Alencar Maia, Maria Eliana Cruz de Almeida, Wilson Mais de Oliveria Jr., Luana Sampaio Dib, Dirceu Barnabé Raveli

Resumo


Neste estudo, apresenta-se relato de caso clínico de um paciente do gênero masculino, com 11 anos e 2 meses, portador de maloclusão de classe II de Angle, sobremordida e curva de Spee acentuadas e tendência de crescimento equilibrado. Após análise do perfil do paciente, dos modelos de estudo e da avaliação cefalométrica, optou-se pelo tratamento com disjunção, exodontia de quatro pré-molares, intrusão dos dentes anteriores inferiores, segundo a técnica do arco segmentado. Essa técnica consiste em uma seqüência de procedimentos ortodônticos baseados em princípios mecânicos, guiados por sistemas de forças, que regem a movimentação dos dentes, o que possibilita controlá-la da melhor maneira, levando em consideração a magnitude e o ponto de aplicação da força, a localização do centro de resistência e a rotação para aplicação da técnica. Neste trabalho, tem-se como objetivo analisar essa opção de tratamento da mordida profunda e também sua filosofia e princípios mecânicos.

Palavras-chave


Biomecânica; Maloclusão de classe II; Ortodontia.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/conssaude.v7i4.1363

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2008 ConScientiae Saúde

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Conscientiae Saúde
ISSN: 1677-1028
e-ISSN: 1983-9324
www.conscientiaesaude.org.br

Conscientiae Saúde ©2020 Todos os direitos reservados.